O Banco de Leite do Hospital Evangélico necessita de doações com a máxima urgência. Devido ao grande número de bebês internados o estoque está nos limites minímos e são necessárias novas doações para que possa ser reposto.

Para doar a mulher deve estar saudável, não fumar e nem consumir bebidas alcoólicas e não estar tomando nenhum medicamento que impeça a doação do leite materno.

Horário de Atendimento do Banco de Leite

De segunda à sexta das 8h às 17h

Al. Augusto Stellfeld – 1908 – Bigorrilho

Curitiba – PR CEP 80780-150

Fone (41) 3240-5117

 

Confira algumas dúvidas sobre como doar:

 

Quem pode ser doadora de leite humano?

Mulher saudável, que não esteja tomando medicamentos que impeçam a doação, que não fume e nem faça uso de bebidas alcoólicas.

De acordo com a legislação que regulamenta o funcionamento dos Bancos de Leite no Brasil (RDC Nº 171) a doadora, além de apresentar excesso de leite, deve ser saudável, não usar medicamentos que impeçam a doação e se dispor a ordenhar e a doar o excedente.

 

Como retirar o leite humano (ordenhar)?

Ao retirar o leite é importante que você siga algumas recomendações que fazem parte da garantia de qualidade do leite humano distribuído aos bebês hospitalizados na UTI :

 

1. Após seu bebê sentir-se saciado, ou quando suas mamas estiverem cheias;

2. Colocar gorro ou touca de banho nos cabelos e

máscaras ou pano na boca.

3. Lavar bem as mãos e braços, esfregando-os até o cotovelo. Manter as unhas curtas e limpas, sem acessórios.

4. Higienizar a aréola e o mamilo com o próprio leite.

5. Retire o leite em local limpo e arejado, longe de banheiro, lixo, esgoto e animais.

6. Massagear toda a aréola (usando a mão contrária à mama) iniciando logo acima do mamilo em movimentos circulares no sentido horário até a base da mama; Colocar o polegar acima da linha onde acaba a parte escura da mama (aréola) e o dedo indicador abaixo. Firmar os dedos e empurrar para trás em direção ao corpo. Tentar aproximar a ponta do polegar do outro de dedo até sair o leite.

foto

7. Despreze sempre os primeiros jatos de leite.

8. No momento da coleta evite que o leite entre em contato com as mãos e não deixe que ultrapasse 20 minutos em temperatura ambiente. Leve-o imediatamente ao congelador.

9. Colocar o leite nos frascos apropriados e feche sem tocar na parte interna da tampa e do frasco.( frasco fornecido pelo Banco Leite)

10. Identificar o frasco com nome da doadora, data do início da coleta, data de nascimento e com quantas semanas de gestação nasceu (ex. 38, 39 semanas).

11. Na próxima coleta o leite deverá ser ordenhado em outro frasco ou copo esterilizado e colocado sobre o leite já congelado.

12. Retirar o frasco com leite congelado só no momento de colocar o leite recém-coletado. Encher até 3 dedos abaixo da boca do frasco.

13. Armazenar o frasco de leite coletado em freezer ou congelador por 10 dias. Evitar colocar outros alimentos próximos ao frasco.

14. Ligar para o Banco de Leite Humano do HUEC.

Fone (41) 3240-5117 para providenciarmos o transporte do Leite Humano coletado.

 

O leite pode ficar armazenado:

 

• LEITE PARA DOAÇÃO até 10 dias no freezer ;

• LEITE PARA SEU BEBÊ até 15 dias no freezer e até 12 horas na geladeira.

 

O leite humano doado, após passar por processo que envolve seleção, classificação e pasteurização, é distribuído com qualidade certificada aos internados em unidades neonatais.

Atualmente, ainda não conseguimos suprir nossa demanda interna que seria 100% dos bebês internados na UTI Neo Natal deste hospital.

 

Sendo assim, contamos com a colaboração de todos, para a divulgação do nosso serviço e captação de doadoras.