O consultor em indicadores de desempenho e benchmarking, Dórian Bachmann, faz palestra sobre Indicadores de RH – MPE, na sede do Sebrae, em Curitiba. A iniciativa é do eixo Soluções de RH para Micro e Pequenas Empresas, da ABRH-PR – Associação Brasileira de Recursos Humanos do Paraná. De acordo com a diretora de Micro e Pequenas Empresas, da ABRH-PR, Lorena Maria Bartneak, o encontro tem como objetivo apresentar os principais indicadores de RH, com foco para as micro e pequenas empresas e como utilizá-los de forma adequada para a boa gestão do negócio. Conversamos com o palestrante Dórian Bachmann.

O que são indicadores e para que servem?

Indicadores são variáveis que permitem quantificar e avaliar os processos e seus resultados. Assim, trazem um olhar mais objetivo sobre os níveis de desempenho alcançados, dando maior eficácia à gestão. Ao adotar uma nova forma de expressar reconhecimento aos colaboradores, a empresa costuma ter dificuldade em saber se a ação teve resultado. Mas, se são usadas medidas como rotatividade e retenção, a intuição é substituída com vantagens por dados objetivos e comparáveis. Os indicadores também são usados pela maioria das ferramentas e técnicas de gestão que atualmente são importantes para o sucesso dos negócios, como o PDCA, o BSC, o Seis Sigma e outras.

Qual a importância do uso dos indicadores de RH para as MPEs?

A gestão, mesmo de um pequeno negócio, exige muito esforço e atenção. O uso de indicadores de desempenho, seja na área financeira, de vendas ou de recursos humanos, ajuda o empresário a ter domínio de todos esses aspectos do negócio, para que possa priorizar sua atenção e determinar a eficácia de suas ações. Por estar mais próximo do dia a dia do negócio, muitas vezes o empresário se apoia exclusivamente em sua intuição. Mas, com a variedade de preocupações que tem, acaba por não perceber algumas anomalias que podem estar lhe custando dinheiro. Um exemplo é o absenteísmo que, muitas vezes, ao começar a ser medido, traz surpresa e leva a necessidade de ações corretivas.

Muitas vezes o RH das MPEs é feito pelo próprio dono. É possível conciliar a gestão do negócio com a gestão de RH e seus indicadores?

Com certeza, até porque a gestão das pessoas é um dos aspectos mais importantes do negócio. Então, mais que conciliar, há necessidade de integrar essas ações com a administração do negócio. Um aspecto muito positivo é que a forma de usar os indicadores não varia com a área. Assim, uma vez que o empresário ou o administrador domine a ferramenta, pode usá-la em todas as áreas de seu negócio do mesmo modo.

 

A palestra 

Dia 6 de abril, às 19 horas. Indicadores de RH – MPE. Local: Sebrae– Rua Caeté, 150, Parolin – Curitiba – PR.Inscrições: www.abrh-pr.org.br ou (41) 3262-4317. R$ 25,00 (associados) e R$ 50,00 (não associados) 


 

Curtas:

* Adotando a iniciativa da Companhia de Jesus, o Colégio Medianeira deu início ao projetoAbra seus olhos e veja coisas novas .  O objetivo é repensar questões socioambientais, assim como promover ações sustentáveis, como a coleta do papel reciclável, a troca dos copos plásticos por canecas, além de estudos para a redução do consumo de energia, uso racional da água e a coleta seletiva de resíduos. 

* A Mercosuper 2016, é a 35ª edição da Feira e Convenção Paranaense de Supermercados, terá como tema Superoportunidade para bons negócios e será realizada nos dias 12, 13 e 14 de abril, no Expotrade Pinhais, região metropolitana de Curitiba. O evento é exclusivo para varejistas do setor de alimentação e profissionais do segmento. Mais informações: www.apras.gov.br/mercosuper.

* Engenheiros civis com 07 anos de vivência em coordenação e gerenciamento de obras em edificações residenciais e industriais. Oportunidades para conhecida construtora sediada em Curitiba. Currículos com pretensão salarial: [email protected] 


 

Frase:

Pessoas perfeitas não mentem, não bebem, não brigam, não erram e não existem. ( Autor desconhecido)


  

 

www.ineam.com.br

 

www.hamiltonfonseca.com.br