A Secretaria Municipal da Educação lança nesta quarta-feira (7), data em que se comemora o Dia Mundial da Saúde, uma nova etapa da Operação Tira Focos, de mobilização e combate ao mosquito Aedes aegypti. É a ação Tarefa de Casa, que propõe uma série de atividades que para serem desenvolvidas pelos 147 mil estudantes da rede municipal de ensino e suas famílias no reforço das medidas necessárias e permanentes para eliminação do transmissor do zika vírus, degue e febre chikungunya.

O lançamento da nova etapa de mobilização será simultâneo em todas as unidades da rede. A representante do Ministério da Educação em Curitiba, Valma Martins Barbosa, acompanhará o início das atividades na Escola Municipal Sonia Escola Municipal Professora Sônia Maria Coimbra Kenski, em Santa Felicidade, às 14 horas.

Até o fim do ano, todo mês, uma nova tarefa será proposta por meio do portal cidadedoconhecimento.org.br. A primeira envolve os cuidados para evitar que garrafas se transformem em criadouros do mosquito. As tarefas serão lançadas sempre com roteiros de atividades tanto para que o professor trabalhe os conteúdos em sala de aula, quanto descrevendo a lição que deve ser realizada pelos estudantes. O objetivo é proporcionar momentos de observação, conversa, registros e reflexão sobre o tema entre os estudantes e seus familiares, uma vez que os esforços para eliminação do mosquito requerem o envolvimento permanente de toda a comunidade escolar.

Nesta primeira tarefa, a sugestão é para que o estudante envolva toda a família para observarem juntos como estão sendo guardadas em suas casas as garrafas vazias. Produzindo frases, desenhos, textos e fotografias, crianças e estudantes devem descrever como devem agir para garantir que elas não acumulem água. Na escola, o professor deverá retomar o objetivo da tarefa e propor momentos de reflexão que poderão acontecer durante rodas de conversas, confecção de frases, cartazes, gráficos, desenhos ou de outras atividades nas quais o estudante possa mostrar o resultado da tarefa feita em casa.

A ação “Tarefa de Casa” é a terceira grande iniciativa mobilizadora deflagrada na rede municipal de ensino neste ano, explica a diretora do departamento de ensino fundamental da Secretaria Municipal da Educação, Letícia Mara de Meira. É uma nova etapa da campanha Tira Focos contra o Aedes iniciada no primeiro dia letivo, em 18 de fevereiro, e cujo objetivo é garantir que esta mobilização, necessária no país para vencer essa epidemia, esteja associada e integrada aos conteúdos pedagógicos que é função da escola promover, diz Letícia.

 

Chamamento

A iniciativa também responde ao chamamento feito pelo Ministério da Educação para que os municípios desenvolvam na semana de 4 a 9 de abril em todas as unidades escolares ações de mobilização e combate ao mosquito Aedes aegypti.  A campanha Tira Focos dentro da rede municipal de ensino envolve todas as unidades e ensino, seus profissionais, crianças e estudantes atendidos. Das turmas nos berçários até de educação de jovens e adultos (EJA), todos estão envolvidos em atividades sobre o tema. São promovidas palestras, oficinas de leitura, artes, produção de textos e exibição de vídeos que são sempre acompanhados de reflexão sobre a temática.  Também foram promovidas caminhadas e mutirões de limpezas nas ruas próximas as unidades.

Materiais e informativos com subsídios pedagógicos foram produzidos e oferecidos às unidades por meio do portal da Educação para agregar conhecimento e divulgar o que é preciso para evitar a proliferação do mosquito. São materiais que podem ser usados nas aulas de língua portuguesa, matemática e demais componentes curriculares para que informem e conscientizem a criança, que é muito sensível à aprendizagem e à multiplicação dos conceitos nas famílias.