Quarenta mulheres presas no Presídio Central Estadual Feminino (PCEF), em Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba, participaram no último sábado (17) de um curso de auto maquiagem, oferecido pelo grupo “Gente do bem fazendo o bem”.

Formado, em sua maioria, por funcionárias ligadas ao grupo O Boticário, o grupo atua de forma voluntária e usa a experiência profissional para trabalhar conceitos como a autoestima e a valorização da mulher. “Nossa intenção é oferecer um dia diferente para essas mulheres que não deixaram de ser filhas, mães, avós, apesar de estarem presas. São pessoas que precisam aprender a se valorizar e se conhecer”, afirma a responsável pela ação, Rosemeri Lima.

Além disso, segundo Rosemeri, a ideia é oportunizar conhecimento profissional, para que o curso possa ser utilizado futuramente como geração de renda. “Queremos que essas mulheres enxerguem esse momento como uma oportunidade de mudança. Pode ser que se interessem e busquem futuramente um aperfeiçoamento e se tornem profissionais na área da beleza”, explica.

Para a presa J.C. S, de 29 anos, que está custodiada há um ano e sete meses na unidade, o curso traz esperança de uma vida melhor. “É muito prazeroso pra gente ver essas pessoas aqui se dedicando, se importando conosco. Isso nos motiva a melhorar, mudar de vida”, conta.

Já a presa D.M.C, de 33 anos, presa há sete meses na Penitenciária Feminina, diz que o curso todo foi uma novidade. “Eu nunca havia usado maquiagem antes, não sabia nem o que eram esses produtos. Estou me sentindo muito bonita”, relata.

PARCERIA

Segundo a chefe da Divisão de Ocupação e Produção do Depen, Janaína Baptista da Luz , esta é a segunda vez que o grupo de voluntárias realiza essa ação na unidade. “Esse trabalho foi muito bem recebido pelas presas. Nossa intenção é expandir essa parceria para outras unidades penais”, afirma.

Ao todo, sete voluntárias ofereceram serviços de esmaltação de unhas, design de sobrancelhas, cabeleireiro e o curso de auto maquiagem. Os materiais utilizados no curso foram fornecidos gratuitamente pelo grupo O Boticário.