Curitiba recebe no final deste mês um dos melhores músicos brasileiros da atualidade. Com 30 anos de carreira, 21 álbuns, mais de 3 milhões de discos vendidos, sete DVDs, oito discos de ouro, um disco de platina, quatro DVDs de ouro, cinco livros, inúmeros sucessos e fã clubes espalhados por todo o Brasil, Humberto Gessinger desembarca na cidade, no sábado, dia 30 de abril, com a sua nova turnê Louco pra ficar legal. Com realização da Prime, o multi-instrumentista, cantor, compositor e escritor gaúcho sobe ao palco do Teatro Positivo – Grande Auditório (R: Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300) às 21h15. Antes, o paranaense Marcelo Archetti, um dos participantes da quarta edição do The Voice Brasil, está escalado para fazer o pocket show de abertura, uma iniciativa do Projeto Prime Cultural de valorização da arte local.

A apresentação acontece após três anos viajando por todo Brasil com inSULar — trabalho que marcou o lançamento de sua carreira solo, recebeu DVD de Ouro em apenas dois meses e foi indicado ao Grammy Latino.

Humberto Gessinger lançou agora em abril o compacto digital Louco pra Ficar Legal, pela Deck, com as canções: Pra Ficar Legal e Faz Parte, assumindo imediatamente o primeiro lugar no iTunes sessão rock. Os novos singles vão estar ao lado de grandes sucessos de todas as fases da sua carreira. Devem fazer parte do repertório, O Exército de um Homem Só, Pra Ser Sincero, entre outras.

Além dos vocais, Gessinger assume o baixo, teclados, guitarra e acordeon, acompanhado por Rafa Bisogno (bateria e percussão) e Nando Peters (guitarra e violão).

Sobre a experiência o músico comenta: É sempre uma contradição essa mudança, porque tu vens de uma turnê em que está tudo azeitado, os arranjos foram crescendo durante três anos e das um salto para uma coisa meio desconhecida, o que é super interessante também, mas é uma vibe completamente diferente. E complementa, destacando o novo show: Musicalmente Louco pra fica legal, segue o mesmo formato do inSULar: um trio e eu toco baixo, teclados, guitarra e acordeon. Rolam canções recentes, além de músicas de todas as fases da minha carreira, desde o Longe Demais das Capitais — disco que completa 30 anos em 2016 — e canções que nunca toquei, canções não tão conhecidas e que eu acho que podem ser relidas.

Humberto Gessinger nasceu em 24 de dezembro de 1963, em Porto Alegre/RS. Em 1985, com colegas da Escola de Arquitetura da UFRGS, montou a banda Engenheiros do Hawaii. O nome fazia uma brincadeira com estudantes de engenharia e surfistas que freqüentavam o bar da faculdade.

Apesar de se considerar, principalmente, um compositor, Humberto é músico autodidata, e, nas várias fases de sua carreira, tocou diversos instrumentos como baixo, guitarra, viola caipira, violão, teclados, bandolim, harmônicas e acordeon. Ao final da turnê do disco Novos Horizontes, em 2008, foi anunciada uma pausa por tempo indeterminando nos Engenheiros do Hawaii e Humberto foi para a estrada com o projeto Pouca Vogal, um power duo em parceria com Duca Leindecker. Em quatro anos foram mais de 220 shows em mais de 150 cidades e um CD/DVD gravado ao vivo em Porto Alegre. No final de 2012, o Pouca Vogal encerrou a turnê e Humberto passou a se dedicar a carreira solo.Em 2013 lançou seu 20º álbum, inSULar (STR/Stereophonica), o primeiro como artista solo e em 2014, o DVD/CD inSULar ao vivo (Coqueiro Verde Records), que recebeu DVD de Ouro em apenas dois meses e foi indicado ao Grammy Latino de melhor álbum de rock. A turnê inSULar passou por 98 cidades de 22 Estados e, em quase todas, mais de uma vez.

Paralelamente a seu trabalho como músico, Humberto Gessinger lançou 5 livros: Meu Pequeno Gremista  fala de sua paixão pelo Grêmio. Pra ser Sincero reúne autobiografia, 123 letras comentadas e um ensaio escrito pelo professor Luís Augusto Fischer. Mapas do Acaso, ao lado de memórias e reflexões divididas em “notas mentais para uma próxima vida”, traz 45 letras comentadas. Nas Entrelinhas do Horizonte, que teve origem nos textos postados semanalmente no seu blog: www.blogessinger.blog spot.com. E Seis Segundos de atenção, lançado em 2013.

SERVIÇO:
O quê: Projeto Prime Cultural apresenta
Humberto Gessinger – Turnê Louco pra ficar legal
Abertura: Marcelo Archetti
Quando: 30 de abril de 2016 (Sábado)
Onde: Teatro Positivo – Grande Auditório (R. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300)
Horários: Abertura do Teatro: 20h / Início do show Marcelo Archetti: 20h30/ Início do show Humberto Gessinger: 21h15
Quanto: variam de R$ 71,00 (meia-entrada) a R$ 186,00 (inteira), de acordo com o setor.
Informações p/ o público: (41) 3315-0808 / 33173283 /www.maisumadaprime .com.br
Realização: Prime