O Museu Oscar Niemeyer (MON) inaugura a exposição Prêmio Objeto: Brasil. Trata-se de uma mostra composta pelos vencedores do primeiro Prêmio Internacional Brasileiro de Design, promovido pela Associação Objeto Brasil. A mostra ocupa a sala 10 e fica em cartaz de hoje a 17 de julho.

Para a diretora-presidente do MON, Juliana Vosnika, é importante o Museu apresentar o que está sendo feito atualmente na área de design. Esta exposição revela as novas tendências mundiais e o que está sendo realizado de mais inovador nesta área. Para o MON é gratificante receber uma mostra tão plural, que reforça a identidade e o talento brasileiros, afirma.

A premiação procura privilegiar a articulação do Design como negócio, unindo a excelência e a inovação na ampliação de mercados, com base no tripé da sustentabilidade: econômica, social e ambiental.

“O design está entre as principais atividades artísticas da atualidade. É muito dinâmico, a cada momento surgem tendências, arte e técnica andam juntas. Receber essa exposição nos enche de satisfação, precisamos cada vez mais valorizar esses artistas e suas criações”, afirma o Secretário de Estado da Cultura João Luiz Fiani.

O Prêmio engloba várias categorias do Design, como Design Gráfico; Design de Produto; Design na Cidade; Design & Criança; Design & Tempo Livre; Design para Todos/Economia Solidária; Design, Identidade & Memória; Design para Saúde; Design & Educação; Informática & Design de Interação, entre outras. A curadoria da mostra é da diretora executiva da Associação Objeto Brasil, Joice Joppert Leal. Ampliar a valorização da identidade brasileira, fruto da nossa pluralidade cultural e social.