Atendendo a um desejo pessoal de Silvio Santos, o SBT estreou novo jornal nas manhãs, o Primeiro Impacto, mas só de assistir se percebe a sua total falta de condições. Com muita clareza também, nota-se que não houve investimento nenhum. E o pouco que existia ainda foi retirado, como pode? O que hoje se verifica com este jornal é um problema de muito tempo na televisão brasileira. Os seus responsáveis inventam programas sem querer gastar, apostando em milagres que nunca acontecem. O Primeiro Impacto é só mais um caso entre os tantos já ocorridos. Foi colocado no ar de qualquer jeito, sem um período mínimo de preparação e num horário em que Globo e Record voam em audiência, com produtos semelhantes. Qual a chance de dar certo? O pior é que experiências como tais sempre acabam fazendo históricas vítimas. Fazer o quê?


TV Tudo

Lição de casa – 1
Não existe e até agora ninguém teve o atrevimento de escrever um manual de como fazer televisão, ainda mais aqui no Brasil. Na prática, como dizia Joelmir Beting, a teoria é sempre outra.

Lição de casa – 2
Mas aquilo que há muito tempo se tem como norma e maior das verdades, continua valendo perfeitamente para os dias atuais. Televisão é hábito. É sempre apostar naquilo que foi cuidadosamente planejado.

Lição de casa – 3
A Globo, pelo volume da sua produção, tem erros como as suas concorrentes, mas um número muito maior de acertos. Lá se pratica televisão de verdade. O seu sucesso não é obra do acaso. Olha o exemplo da Fátima Bernardes? O seu programa foi pensado durante seis meses, estreou, sofreu críticas e hoje é primeiro lugar folgado, como um dos maiores faturamentos da casa.

Lição de casa – 4
A mesma coisa se deu com o É de Casa, nas manhãs de sábado. Tomou de tudo quanto é lado. Em verso e prosa foram escancaradas as suas primeiras derrotas para os desenhos do SBT. E hoje, como estamos? Exemplos que existem, mas que só a Globo continua se valendo deles.

Então tá bom
Virou um Deus no acuda a nota do repórter André Azeredo, falando que, por estar acima do peso, ele não vinha aparecendo nos jornais de rede da Globo. O mundo quase veio abaixo. Em nenhuma linha foi escrito que ele não estava trabalhando. Mas apenas fora dos jornais de rede, como estava e ainda deve estar. Algo que levou a Comunicação entender que tal suposição era ultrajante e totalmente repudiada pela emissora.

Vem – quando? – aí
Oficialmente, Escrava Mãe, parceria da Record-Casablanca, será apresentada na faixa das 19 horas na Record. Já foram informadas várias datas, e a mais recente aponta para 30 de maio. Como sempre, é esperar pra ver. Escrava, o que é certo, vai abrir ou reabrir um segundo horário de novelas.

Vai daí que…
Enquanto, na Record, se veicula essa data e horário para Escrava Mãe, já existem rumores, inclusive em áreas importantes da Globo, que essa exibição poderá acontecer na faixa das 21h30. Como estratégia, bater de frente com Velho Chico e aproveitar seu momento de instabilidade.

Procura-se
Setores da Band e da Fremantle estão em busca de um estúdio em São Paulo para as gravações do X-Factor. A possibilidade de fazer nos estúdios do Morumbi já foi descartada.

Tamanho do esquema
A americana NBC também vem com tudo para a cobertura da Olimpíada aqui no Brasil. Este é o tipo do trabalho que eles sempre levam com muita seriedade. Para se ter uma ideia, dentro das suas instalações no centro de imprensa, foram reservados espaços para instalações do McDonald’s e Starbucks, só para servir o seu pessoal.

Olha só
Marcelo de Carvalho recebe no Mega Senha deste sábado, na Rede TV!, o empresário Sidney Oliveira, da  rede de farmácias Ultrafarma. Durante a gravação, Oliveira surpreendeu a todos, ao completar o prêmio que uma das participantes havia perdido no jogo, garantindo à moça o sonho da casa própria. A presenteou com R$ 40 mil.

God Save the King
Apesar do desejo de alguns poucos pela volta da Monarquia, isso fica apenas no departamento de sonhos. Mas chama a atenção o fato de a TV Globo ter solicitado o registro da marca Deus Salve o Rei, certamente para um novo quadro ou programa.

Divulgação

Mariana Weickert acompanha a gravação do novo clipe do MC Guimê. O funk é o tema de A Liga, próxima segunda-feira, na Band.


Bate – Rebate

  • Juan Alba, procurado, não aceitou convite para integrar o elenco da série Mamonas Assassinas na Record. Tem outros planos.
  • Na próxima segunda-feira, a Rede TV! promoverá um evento na sua sede, em São Paulo, para anunciar oficialmente as datas de estreia do Tá Sabendo?, João Kleber Show e, possivelmente, o novo âncora do Rede TV News.
  •  Felipe Solari e Diana Bouth também participam do Escola de Maridos, um dos próximos lançamentos da Fox…
  • … O programa tem à frente Luigi Baricelli e a psicóloga e sexóloga Ana Canosa…
  • … As gravações da primeira temporada terminam neste sábado, em Bogotá.
  • Semana dura essa. Primeiro o baixo, Fernando Faro, e Umberto Magnani ontem.
  • Está tudo tão alvoroçado o bastidor de Velho Chico, que nem o que é anunciado no site da Globo como cenas do próximo capítulo é o que vai ao ar.
  • A saída do Roberto – Magrão – Manzoni, anunciada como ano sabático, provocou forte abatimento em diversos setores do SBT…
  • … Com uma vida dedicada à emissora, chegou o momento de cuidar um pouco mais da vida e saúde dele.
  • O Legendários, em março, marcou média de 6,9 de audiência e 15,1% de participação, alcançando, pela primeira vez este ano, a vice-liderança isolada.

C´est fini

Depois de uma participação discreta em A Regra do Jogo, Oscar Magrini vai aparecer em 10 episódios do Vai que cola, no Multishow. Começa a gravar no dia 10 de maio.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!