A manifestação para lembrar o aniversário do um ano do confronto entre professores e policiais na Praça Nossa Senhora do Salete ganhou corpo a partir das 9h30 desta sexta-feira (29), em Curitiba. A ideia dos organizadores é lembrar o aniversário do um ano do confronto entre professores, estudantes e servidores estaduais e policiais militares ocorrido na Praça Nossa Senhora de Salete, no Centro Cívico. Na ocasião, 213 pessoas e 20 policiais militares ficaram feridos.

Na Praça Santos Andrade, reuniram-se estudantes e professores de várias regiões do Estado. Segundo a APP Sindicato, que representa os professores, vieram mais de 100 ônibus de Londrina e de outras cidades do Oeste do Paraná. Professores prometeram fazer sempre uma manifestação em 29 de abril. Toda a calçada em frente ao prédio da Universidade Federal do Paraná foi tomada pelos manifestantes.

Na Rui Barbosa, havia uma concentração de servidores da saúde, agentes penitenciários e funcionários do Detran, em apoio ao professores.

Os grupos devem se encontrar na Praça Tirandentes a partir da 11 horas – e não mais à s10 horas. De lá, eles seguirão para a Praça Nossa Senhora do Salete, local do confronto em 29 de abril de 2015. Ali, às 14h30, um show da banda Detonautas encerra o ato.

Os organizadores do ato, marcado pelo Fórum de Lutas 29 de abril, esperam 20 mil pessoas ao todo.

A manifestação será um ato de repúdio à recente decisão da Justiça Militar, que arquivou o processo, e ao parecer do promotor de justiça do Ministério Público, Misael Duarte Pimenta Neto, que chegou a enaltecer a atuação da polícia contra os manifestantes.Para Celso Santos, diretor da APP, o ato servirá também para a categoria fazer cobranças. Segundo ele, as progressões de carreira não vem sendo pagas.

Trânsito

Por causa da concentração de manifestantes na Praça Santos Andrade, todo o tráfego procedente do Alto da Rua Quinze está sendo desviado. Quem vem pela Rua Quinze, obrigatoriamente dobra à esquerda, na Rua Tibagi, e à direita, na Rua Marechal Deodoro. O desvio vale para todos os carros e linhas de ônibus que circulam na região.

Além disso, há lentidão de tráfego na Rua Treze de Maio, entre as ruas Barão do Serro Azul e Conselheiro Laurindo. A Rua Conselheiro Laurindo está bloqueada entre as ruas Alfredo Bufren e XV de Novembro.