Em um clima circense, com o palhaço e o espectador como personagens, o espetáculo Palhaços chega a São José dos Pinhais por meio do Circuito Cultural Sesi. A apresentação, com entrada franca, acontece no dia 3 de maio, às 20h, no Teatro Sesi São José dos Pinhais.

No enredo, ao assistir apresentação do circo, Benvindo, o fã, vendedor de uma loja de calçados, aspirante a gerente e, como fã incondicional do artista palhaço Careta — esperançoso por um inocente bate-papo — vai cumprimentá-lo no camarim após o espetáculo. Não sabia, porém, que a proximidade da realização de um sonho poria também à prova as suas mais puras aspirações.

O público invade o teatro e vai parabenizar o artista. No entanto, nesse encontro os dois se revelam. É um espetáculo questionador sobre ser artista e as representações sociais que as pessoas fazem na sua vida, explica a diretora Mariana Zanette, que montou a peça pela primeira vez 16 anos atrás, quando ainda estava na faculdade. O texto é o mesmo, do cientista social paulista Timochenco Wehbi, mas com o passar do tempo e com minhas experiências foi sendo adaptado.

Por meio da postura do palhaço Careta, que trava um diálogo contestador com o seu interlocutor, a peça mostra a realidade vivida pelos artistas atualmente, questiona o papel da arte e o que a sociedade contemporânea espera da classe. Careta, o palhaço, tira sua máscara e revela o ser humano por traz do artista. Com todas as suas dores, questionamentos, decepções e anseios. E os papeis são claramente invertidos. No decorrer do espetáculo, vemos um homem comum ter atitudes tipicamente clownescas e o palhaço transforma-se em um homem comum adicionando pitadas de atitudes cruéis ao seu comportamento diante do fã.

SERVIÇO:
O quê: Circuito Cultural Sesi apresenta Palhaços
Parceria com a Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais
Quando: Hoje, às 20 horas
Onde: Teatro Sesi São José dos Pinhais – Rua XV de Novembro, 1800