SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O senador Ted Cruz anunciou na noite desta terça-feira (3) que desistiu de concorrer à candidatura republicana à Casa Branca. Com isso, o empresário Donald Trump passa a ser virtualmente o candidato do partido. Trump teve uma vitória estrondosa na primária de Indiana, disputada nesta terça. Cruz havia alertado eleitores que o Estado era sua aposta final. Sem condições matemáticas de alcançar o número de delegados mínimo na convenção para ser candidato, Cruz desistiu.

Acompanhado pela mulher, Heidi, em um palanque em Indianápolis, Indiana, ele agradeceu à sua família, à sua candidata a vice, Carly Fiorina, e a seus eleitores. Apesar da matemática, o anúncio foi inesperado, pois Cruz vinha se esforçando para chegar a uma “convenção disputada” – quando nenhum candidato tem maioria, e os delegados ficam livres para votar em qualquer um com representatividade nas prévias. “Com o coração pesado, estamos suspendendo nossa campanha, mas não estamos suspendendo nossa luta pela liberdade”, disse Cruz. “Dou minha palavra que continuarei essa luta com toda a minha força. Vocês são extraordinários.”

Ainda resta na disputa o governador de Ohio, John Kasich, mas ele tem 15% dos delegados acumulados por Trump até agora. O empresário, porém, ainda não somou os 1.237 delegados necessários para ser candidato – o que deve ocorrer apenas na última rodada de prévias, dia 7 de junho.