Representantes da Secretaria da Segurança Pública e Administração Penitenciária do Paraná apresentaram, nesta quarta-feira (4), o planejamento para o esquema que funcionará durante a passagem da tocha olímpica por 22 cidades do Estado, que ocorrerá entre o final do mês de junho e as primeiras semanas de julho. Encontro ocorrido no Gabinete de Gestão e Informações (GGI) do Palácio Iguaçu reuniu representantes das mais diversas áreas do governo estadual e dos municípios envolvidos na programação do evento.

Determinado como base de comando para as ações de segurança pública durante o revezamento dos condutores da chama olímpica, a partir de 20 de junho, o Centro Integrado de Comando e Controle (que fica na sede da Segurança Pública, em Curitiba) desenvolverá atividades envolvendo órgãos municipais, estaduais e federais da área.

Elaboramos um protocolo integrado com todas as instituições de segurança, como a Polícia Rodoviária Federal e a Polícia Federal. Serão utilizados recursos como videomonitoramento e caminhões de Comando e Controle, tecnologias que já deram apoio durante a operação de segurança na Copa do Mundo 2014, explanou o coordenador técnico do Centro Integrado de Comando e Controle da Segurança Pública, major Adilson Luiz Correa dos Santos. Além do major Adilson, integram a Comissão Estadual de Segurança da Tocha Olímpica os capitães Eduil Nascimento Junior e Silvio Cordeiro de Paula, pela Polícia Militar; o policial rodoviário federal Emerson Brummer Machado; e o policial civil Rodrigo Taborda Ribas.

As ações abrangem varreduras e vistorias prévias por onde a tocha vai passar, operação padrão nos aeroportos, serviço de escolta e batedores, ordenamento de trânsito e operações especiais nos dois parques pelos quais haverá o percurso do fogo olímpico, o Parque Nacional do Iguaçu e Parque Estadual de Vila Velha.

Abaixo, confira o cronograma de passagem da tocha olímpica pelas cidades paranaenses:

Londrina – 28/06
Arapongas – 29/06
Maringá – 29/06
Campo Mourão – 29/06
Cascavel – 29/06
Matelândia – 30/06
Medianeira – 30/06
São Miguel do Iguaçu – 30/06
Sta. Terezinha do Itaipu – 30/06
Foz do Iguaçu – 30/06
Céu Azul – 02/07
Santa Tereza do Oeste – 02/07
Realeza – 02/07
Francisco Beltrão – 02/07
Pato Branco – 02/07

A partir daí, a chama olímpica segue percurso por municípios de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, retornando ao Paraná no dia 14, conforme segue:

São José dos Pinhais – 14/07
Curitiba – 14/07
Fazenda Rio Grande – 15/07
Araucária – 15/07
Campo Largo – 15/07
Ponta Grossa – 15/07
Castro – 16/07