Terminou ontem o prazo para a regularização do título de eleitor de quem pretende votar nas eleições municipais de outubro. Como já é praxe, boa parte dos eleitores da Capital deixou para regularizar sua situação na última hora, o que multiplicou por dez o movimento na Central de Atendimento do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), no bairro do Prado Velho.
Ao invés dos 300 atendimentos diários feitos em dias normais, mais de três mil pessoas passaram pelo local diariamente, desde segunda-feira e a previsão era de que esse número seria ainda maior até o fechamento do expediente no TRE, ontem. Com isso, a espera por atendimento chegou a mais de cinco horas. Por lei, quem pretende votar precisa estar com o título de eleitor regularizado até 151 dias antes da eleição, cujo primeiro turno acontece em 2 de outubro.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) iniciou o cadastramento e as alterações no dia 1º de novembro e registrou até terça-feira mais de 6 milhões de pedidos de emissão de títulos novos e cerca de 4,2 milhões de solicitações de transferência de domicílio eleitoral. O TRE divulgou ontem estimativa segundo a qual o Paraná deve atingir o número de 7,8 milhões de eleitores este ano. Em Curitiba, a previsão é de que o eleitorado chegue a 1.285.000. Os números ainda não são os oficiais, que serão divulgados em julho. O Paraná permanece como o sexto maior colégio eleitoral do país, atrás de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia e Rio Grande do Sul.