Dados da Secretaria Municipal de Saúde indicam uma tendência de queda em casos de dengue em Curitiba. Segundo o boletim divulgado ontem, a Capital tem confirmados 466 casos de dengue (449 importados e 17 autóctones), dois óbitos por dengue (casos importados da doença), 38 episódios de zika (30 importados e oito autóctones) e 12 casos de chikungunya (todos importados). Neste ano, foram identificados 278 focos de Aedes aegypti no município.
Mas nos últimos meses, o avanço de novos casos tem recuado. Como ainda temos casos em investigação, os dados dos meses anteriores ainda podem mudar, mas, no momento, temos 179 casos confirmados em fevereiro — quando tivemos o pico de casos —, 95 em março e 40 em abril, explica a coordenadora do Centro de Operações Especiais em Saúde (Coes), Juliane Oliveira.
A tendência a partir de agora é de que os números relacionados às doenças transmitidas pelo Aedes aegypti continuem a reduzir, continua Juliana. Na última semana, foram 72 casos notificados — queda de 82% em relação ao período de pico.
Apesar desse contexto epidemiológico, os cuidados relacionados ao combate do vetor não podem cessar. A população deve manter as ações de eliminação de focos de proliferação do mosquito ao longo do ano todo. Não podemos mais encarar o Aedes aegypti e as doenças transmitidas por ele como algo distante. Precisamos manter o combate ao vetor com ações semanais o ano todo, reforça o secretário municipal da saúde, César Monte Serrat Titton.