SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, afirmou que a renúncia do premiê, Ahmet Davutoglu, não vai deixar um vácuo no poder nem prejudicar a economia do país.
Em uma fala ao vivo na TV, nesta sexta-feira (6), Erdogan afirmou que uma nova Constituição para o país e a mudança para um sistema presidencial são necessidades urgentes, e não um desejo pessoal.
Nesta quinta (5), depois de semanas de tensões entre o presidente Erdogan e Davutoglu, o premiê anunciou que deixará a liderança do partido AKP e, assim, o cargo de primeiro-ministro.
Erdogan pressiona por uma mudança na Constituição para mudar o sistema político turco para o modelo presidencial, escanteando ainda mais a figura do premiê.
Críticos do presidente, no entanto, argumentam que conferir mais poderes à Presidência do país poderia aumentar o já elevado grau de autoritarismo que os turcos enfrentam.
O anúncio da saída do premiê ocorreu pouco após a Comissão Europeia recomendar que os países do bloco europeu suspendam a necessidade de os turcos solicitarem vistos para viagens de curta duração ao continente, uma vitória para o governo turco.
A isenção de vistos segue um acordo entre Ancara e a União Europeia para tentar conter a onda de refugiados que atravessam para a Europa.