Já diz o senso comum: feira sem pastel não é feira. Aliás, não se diz “pastel de feira” à toa. Em Curitiba, a máxima é seguida à risca. Todas elas têm ou terão a barraca de pastel. Até mesmo aquelas do Programa Nossa Feira, que vende frutas e verduras a preço fixo de R$ 1,99 o quilo, contam com o quitude. Metade dos locais da Nossa Feira já contam com uma barraca de pastel, e a outra metade tem licitações abertas para interessados.

O pastel é o carro chefe de qualquer feira, afirma o feirante Paulo Sérgio Ponczak. Dono de um carrinho de pastel há vinte anos, Paulo, que participa do Programa Nossa Feira desde o ano passado, conhece bem a pressa e a entusiasmo que caracterizam a fila mais disputada entre os consumidores. E completa, toda feira tem que ter, se não tem o pessoal vai embora, diz.

Nivaldo Vasconcellos, diretor de Feiras e Mercados da Secretaria, sabe do sucesso da barraquinha do pastel, e explica o motivo da sua presença constante nas feiras livres. O pastel é tradicional de feira, a gente sabe dessa demanda, desse vínculo, diz. O diretor ressalta ainda o grande controle de qualidade e licença sanitária sempre presentes no processo de comercialização desses produtos. A grande maioria dos pasteleiros trabalha, hoje, em trailers com refrigeração, controle de temperatura, etc, continua.

Reinado — Reinando em meio à multidão e à mercadoria abundante concentradas nos diversos bairros de Curitiba, a barraca do pastel tem espaço regular em todas as feiras. Em geral, duas barracas por feira são destinadas à venda de produtos prontos para o consumo, sendo uma delas sempre de pastel e uma segunda de outro alimento. Enquanto, em alguns bairros específicos da cidade, esse espaço é direcionado exclusivamente para a venda do pastel.

Nossa Feira — O Programa Nossa Feira é destinado à comercialização de produtos realizada diretamente por cooperativas, e tem como objetivo cumprir um papel social de beneficiar a população etambém incentivar e fortalecer a agricultura familiar.


Horário de inverno
Durante o outono e o inverno a Nossa Feira tem horário novo para oferecer maior conforto aos feirantes e consumidores neste período de dias mais frios. Com 15 pontos, as feiras do programa vão abrir e fechar uma hora mais cedo, passando a funcionar entre 16 e 20 horas. São atendidas aproximadamente 800 pessoas por ponto de feira, que soma em torno de 2,4 mil pessoas atendidas diariamente em três pontos de feiras.


SERVIÇO

Não tenha medo, vai ter pastel aqui
Previsto para abertura (exclusivas para pastel)

Nossa Feira Uberaba
Segunda-Feira – Rua Doná Bárbara Cid, entre Av. Senador Salgado Filho e Rua Simão Brante – Bairro Uberaba
Horário: das 17 às 21 horas

Nossa Feira Novo Mundo
Terça-feira – Rua Rosalino Mazziotti, entre a Rua Eduardo Carlos Pereira e Rua Dr. José Palú – Bairro Novo Mundo
Horário: das 17 às 21 horas

Nossa Feira Tatuquara
Quarta-feira – Rua Reynaldo Tortato, ente as Ruas Angelo Tozim e Rua Diamira Valério Uthes No Campo do Santana – Tatuquara
Horário: das 17 às 21 horas

Nossa Feira Xaxim
Quinta-feira – Rua Arcedino Rosa Neves, entre a Rua Helcio da Cunha Ajuz e Rua Vereador Oswaldo Nascimento – Bairro Xaxim
Horário: das 17 às 21 horas

Nossa Feira CIC – Praça da União
Sexta-feira – Rua Nossa Senhora das Cabeças, entre a Rua Sebastião Ribeiro Batista e Rua Silvio Duarte – Bairro CIC – Praça da União
Horário: das 17 às 21 horas