O Coritiba confirmou nessa sexta-feira (dia 20) a permanência do zagueiro Juninho, 21 anos. O jogador gahou aumento salarial, renovou contrato até 2020 e recusou propostas de outros clubes. O Flamengo chegou a oferecer R$ 5 milhões e dois jogadores (Canteros e Jonas) pela aquisição de Juninho. Não houve acordo.

Juninho tinha proposta também do Lyon, da França, e chegou a ser sondado pelo Dínamo de Kiev, da Ucrânia, e pelo Grêmio.

O sucesso de Juninho confirma a fama do Coritiba de fábrica de zagueiros. No últimos anos, o clube virou referência na formação de defensores (zagueiros e laterais) nas categorias de base. Nos últimos 15 anos, saíram dos juniores do Coxa os laterais Rafinha (Bayern de Munique) e Adriano (Barcelona), os zagueiros Miranda (Internazionale) e Henrique (Fluminense). Todos com convocações para a seleção brasileira.

O clube também revelou o lateral-esquerdo Abner, 19 anos, hoje no Real Madrid B. Do atual elenco, outros destaques são os zagueiros Luccas Claro, 24 anos, e Walisson Maia, 24 anos.

Todos esses defensores, de Miranda a Juninho, trabalharam nas categorias de base do Coritiba com Acir Cortes, o Mestre Sisico, que morreu em agosto de 2015.

Outro pupilo de Sisico, o zagueiro Walisson Maia, também será mantido no Coritiba. Ele tinha proposta para ser emprestado ao Figueirense. Com isso, o zagueiro Bressa, do Grêmio, também permanecerá no clube gaúcho e não virá ao Coxa.