ANNA VIRGINIA BALLOUSSIER
NOVA YORK, EUA (FOLHAPRESS) – Único remanescente nas prévias que definirão o presidenciável republicano, Donald Trump venceu mais uma etapa estadual nesta terça (24), em Washington.
O Estado tem 44 delegados em jogo -distribuídos proporcionalmente à votação popular nas urnas.
Os nomes de Ted Cruz e John Kasich, que abandonaram a corrida no início do mês, ainda constavam como opções para eleitores.
Com 70% dos votos apurados, Kasich e Cruz tinham cerca de 10% cada, e Trump, 76%.
O magnata, assim, já conquistou ao menos 1.196 delegados -o que significa que lhe faltam 41 para atingir a meta dos 1.237 representantes necessários para ser oficialmente nomeado o candidato de seu partido à Casa Branca, na Convenção Nacional Republicana, em julho.
Ainda restarão, após Washington, 303 delegados na última rodada de primárias, no dia 7 de junho, quando cinco Estados votarão -a gigante Califórnia inclusa.
No mesmo dia, manifestantes anti-Trump furaram uma barricada policial em Albuquerque (Novo México), onde o republicano participava de um comício.
A frota policial, parte dela a cavalo, alega ter sido alvo de garrafas e pedras arremessadas pela multidão -que não conseguiu chegar à Centro de Convenção onde Trump falava.
No censo de 2010, a população do Estado tinha 47% de hispânicos/latinos. O grupo é refratário a Trump, dono de agressivo discurso anti-imigração, que inclui expandir um muro para isolar México e EUA.
DEMOCRATAS
Bernie Sanders pediu nesta terça recontagem de votos no Kentucky, onde sua adversária, Hillary Clinton, ganhou a prévia no último dia 17, por uma margem de 0,5% -1.924 num total de 454.573 votos.
O resultado não é oficial, segundo a página da Secretária de Estado local, Alison Grimes -que apoia Hillary. Ela foi criticada por, mesmo assim, anunciar sua “aparente vitória”.
O processo será realizado nesta quinta (26), nos 120 condados da região.
Hillary só precisa de mais 95 delegados, dos 986 ainda no páreo, para ser ungida como a presidenciável da legenda.
Para virar o candidato democrata, é preciso ter o apoio de 2.382 desses 4.763 representantes partidários.
No domingo (22), a Associated Press publicou entrevista com o senador, que previu uma “confusa” Convenção Nacional Democrata, em julho, na Pensilvânia -onde os delegados escolhem o candidato com base nas prévias estaduais.
“A democracia não é sempre calma e gentil, mas é o que o Partido Democrata deveria fazer”, disse.