SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Em um dos piores episódios da corrida eleitoral americana deste ano, manifestantes contrários ao republicano Donald Trump jogaram camisetas com fogo, garrafas e pedras contra policiais durante protesto do lado de fora de um comício do magnata na noite desta terça-feira (24), no Novo México.
A polícia respondeu com spray de pimenta e bombas de efeito moral, lançadas contra a multidão do lado de fora do centro de convenções de Albuquerque.
Enquanto centenas brigavam e tentavam invadir o local, do lado de dentro o virtual candidato republicano teve a fala interrompida diversas vezes pelos manifestantes, que seguravam cartazes chamando Trump de fascista e dizendo “Basta”.
Como já ocorreu em protestos anteriores, Trump ordenou que a segurança retirasse os manifestantes. “Vá para a mamãe”, provocou o republicano.
Reagindo a um dos que o criticavam, o republicano perguntou “quantos anos tem esse garoto?”, dando sua própria resposta em seguida: “Ainda usa fraldas”.
Os apoiadores de Trump, por outro lado, responderam ao ato com gritos de “Construa o muro!”, em referência à polêmica proposta de erguer uma divisão física entre o México e os Estados Unidos, para conter os imigrantes.
Depois do evento, o candidato magnata tuitou: “Ótimo comício no Novo México, público incrível!”.
Esta foi a primeira parada de Trump no Estado, o mais hispânico do país.
Logo quando anunciou seu nome para a disputa eleitoral republicana, Trump deu uma de suas mais controversas declarações, que ainda deixa mexicanos e imigrantes incomodados.
“Eles (mexicanos) trazem drogas, trazem crime, são estupradores; alguns eu presumo que sejam boas pessoas, mas falo com guardas de fronteira e eles nos dizem o que estamos aceitando”, afirmou Trump à época.
No confronto desta terça (24), policiais ficaram feridos, segundo a corporação, e pelo menos um manifestante foi preso.