A Justiça do Paraná acatou ontem um pedido feito pela Procuradoria-Geral do Estado e determinou a reintegração de posse do Colégio Estadual José Gerardo Braga, em Maringá, na região norte do Paraná. A instituição está ocupada por estudantes há amais de uma semana.

De acordo com a decisão, os estudantes têm 24 horas (a partir da notificação) para deixar o colégio voluntariamente. Depois disso, está autorizado o uso de “força polaicial moderada”.

Até a manhã de hoje, os manifestantes afirmavam não terem sido notificados sobre a decisão, que pegou muita gente de surpresa. É que mais cedo a Secretaria de Estado da Educação (Seed) havia informado que não pediria a reintegração de posse pois acreditava “que o amplo diálogo com os líderes do movimento é o caminho para atingir a resolução desejada”.

Depois que o pedido foi feito pelo governo, a Seed ianformou que pode ter havido um “erro de comunicação”.

Outros dois colégios estaduais, Tancredo Neves e Adaile Maria Leite, seguem com ocupações. Os estudantes pedem a entrega de obras nos colégios prometidas pelo governo, a melhaoria da qualidade da merenda e abertura de uma Comissão Processante Parlamentar (CPI) para investigar desvios de verbas nas escolas.