SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Com o slogan “Direitos não podem ser suspensos!”, cidadãos protestam neste domingo (28) em Barcelona a favor dos direitos sociais aprovados pelo Parlamento catalão – de maioria independentista -, mas que foram suspensos pelo Tribunal Constitucional a pedido do governo conservador espanhol de Mariano Rajoy.
O Tribunal Constitucional suspendeu no início de maio a aplicação, até analisar sua conformidade com a Carta Magna. Os artigos de leis votados pelo legislativo regional buscam, por exemplo, facilitar o acesso à habitação ou instaurar uma igualdade efetiva entre homens e mulheres.
Movimentos sociais, grupos e organizações convocaram a manifestação.
“Os direitos não se suspendem: trabalho digno, direitos sociais e democracia real”, proclamava um cartaz na marcha, na qual se destacavam muitas bandeiras independentistas.
“Naturalmente quero lutar pelas leis da língua, da cultura, sociais e por uma democracia real”, disse Elena Masdevall, decoradora de interiores, de 50 anos.
“Toda vez que há uma lei a favor do povo, o Tribunal Constitucional a cancela”, acrescentou a mulher, que costuma participar dos atos independentistas.