Às vésperas os Jogos Olímpicos do Rio2016, milhares de crianças e jovens compartilham o sonho de defender as cores do Brasil em um evento tão prestigiado. O clima não é diferente entre os integrantes da Escolinha de Triathlon Formando Campeões e nada melhor do que aprender com quem já esteve lá quais os segredos dessa caminhada. Na próxima terça-feira (31), a partir das 9h, Juraci Moreira, hexacampeão brasileiro de triathlon e com participação em três Olimpíadas, estará no Colégio da Polícia Militar do Paraná, em Curitiba, para um treino especial com a garotada, que comemora um ano de muito aprendizado neste projeto pioneiro com as categorias de base do triathlon nacional. O evento será aberto para toda comunidade e para imprensa.

Para mim é uma honra muito grande poder passar um pouco da minha experiência para essa nova geração. Esse projeto é um sonho se tornando realidade. Completamos um ano de execução e não apenas inserimos o triathlon na rotina dos jovens como descobrimos grandes talentos que certamente terão chances de representar o país nos grandes eventos mundiais e precisavam apenas de uma oportunidade para desenvolver suas habilidades e mostrarem o seu potencial. A Escolinha veio para tornar essa chance uma realidade”, explica Juraci, padrinho e um dos idealizadores do projeto.

Desde maio de 2015, 35 alunos da rede pública de ensino treinam diariamente no Colégio da Polícia Militar do Paraná com todos os equipamentos necessários e a supervisão de especialistas na modalidade. As atividades respeitam a grade escolar e faixa etária de cada atleta mirim.

Além de aprimorarem suas técnicas de natação, ciclismo e corrida, os jovens tiveram a oportunidade participar de competições de alto nível e surpreenderam com os resultados positivos e várias medalhas em apenas 12 meses de treino. Entre os principais destaques do grupo estão Gabrielle Estefany, de 14 anos, que está invicta em competições regionais na sua categoria desde a temporada passada e recentemente foi vice-campeã do Brasileiro de Aquathlon.

“A Gabrielle é a prova de que temos um potencial enorme para explorar com essa garotada. Ela e os demais alunos têm nos surpreendido diariamente com a disciplina, comprometimento e dedicação com as metas propostas. Todos estão de parabéns e temos certeza de que estamos cumprindo com nosso objetivo de ajudar no fortalecimento das categorias de base do triathlon nacional. Esse é apenas o começo de uma grande jornada e os resultados mostram que estamos no caminho certo”, destaca o sargento Ricardo Júnior Cardoso, coordenador do projeto.

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões foi viabilizada pela Lei de Incentivo ao Esporte, com apoio da Federação Paranaense de Triathlon e do Colégio da Polícia Militar do Paraná. Os patrocinadores são Condor, Grupo Astra e Santana Financeira.