Quase metade dos compradores de Curitiba desejam um imóvel pronto para morar, volume superior aos que preferem o imóvel em construção ou na planta, segundo dados do Perfil Imobiliário 2015 da Associação dos Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário do Paraná (Ademi/PR). O diretor da Terrasse Engenharia e Construções, Osmar Nobolu Kassuia, atribui a preferência por um imóvel pronto a uma necessidade imediata, motivada por novas condições de trabalho, escola dos filhos ou mesmo por mudanças na configuração da família.
Para esses grupos não há tempo disponível para um planejamento de longo prazo. Há ainda a questão da segurança, pois, o comprador imediatamente toma posse do bem adquirido, em vez de aguardar o prazo de construção que tem 36 meses, em média, comenta Kassuia. A construtora, prestes a completar 25 anos, conta com sete empreendimentos com apartamentos prontos para morar em Curitiba, nos bairros Cabral, Cristo Rei, Seminário e Juvevê, todos em torre única.
Upgrade — O Perfil Imobiliário 2015 da Ademi/PR mostrou ainda que houve aumento no número de pessoas que procuram um imóvel para upgrade, ou seja, querem trocar a sua moradia atual por uma maior, mais atual ou melhor localizada, totalizando 31% dos entrevistados, 6% a mais do que apurado em 2014. Ainda que das pessoas que procuram o primeiro imóvel, teve queda de 5% em 2015, em relação ao ano anterior.