ANA PAULA MACHADO
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A GM (General Motors) lançou no país um serviço de compartilhamento de veículos, o Maven. É o mesmo serviço que a montadora opera nos Estados Unidos. Por aqui, a empresa usa sete carros modelo Cruze e, por enquanto, o sistema está disponível somente para os funcionários da fábrica em São Caetano do Sul, no ABC Paulista.
Samuel Russel, diretor de OnStar e Maven para GM América do Sul, disse que nos próximos meses o sistema deverá estar presente em um condomínio residencial na cidade de São Paulo. Ainda a ser definido, Russel disse que a GM vai colocar para rodar no local mais dez carros.
Nessa primeira fase, a ação permitirá o deslocamento de ponto a ponto, a retirada e a entrega serão feitas nos pontos localizados dentro do complexo. O valor a ser pago é R$ 35,00 por hora ou até R$ 210,00 para uma reserva de 24 horas, já incluído o combustível e o seguro do carro. O pagamento será efetuado através da própria folha de pagamento do empregado.
“Para conseguirmos implantar o Maven, os modelos devem conter o sistema OnStar, que oferece ao motorista serviços de emergência, segurança, navegação, concierge e conectividade. Hoje, há quatro de nossos modelos com esse sistema. Aumentando o nosso portfólio, até o início do ano que vem, deveremos ter mais lugares com o compartilhamento de veículos”, disse o executivo.
Russel acredita que em 2017, a frota disponível no Brasil para o Maven deverá ser em torno de 250 carros.”A ideia não é lançar o Maven para toda cidade de São Paulo, e sim em grupos segmentados. Um bairro da cidade, um condomínio ou até uma empresa”, explicou.
Nesta etapa, o executivo ressaltou que, serão criados pontos específicos de estacionamento dos carros. “O que nos difere dos outros sistemas de car-sharing que existem no Brasil é que não é necessário que o usuário entregue as chaves para um funcionário da marca. Ele pode deixar a chave no contato e, remotamente, a equipe de apoio avalia as condições do carro, como o nível de combustível, pressão nos pneus e se o veículo necessita de alguma manutenção. E o carro é trancado. Isso tudo pelo sistema OnStar.”
Este, segundo o executivo, é um negócio a parte da montagem de carros. Segundo ele, uma pesquisa da GM mostra que uma fatia importante dos clientes já não querem mais ser proprietários de veículos e sim usuários. “A partir dai, percebemos que deveríamos estar na dianteira nos sistemas de car-sharing, e não deixar alguém tomar essa atitude”, disse Russel.