Para quem tem pouco tempo, mora em apartamentos e gosta de plantas, os terrários são uma forma de levar um pouco de verde para dentro de casa. Os terrários são mini jardins construídos dentro de potes de vidro ou acrílico, abertos ou fechados, que demandam pouquíssima manutenção. Essas peças, comuns nos anos de 1970, voltaram com forãça total. Os mini jardins servem também de objetos de decoração e são ideais para quem dispõe de pouco tempo e espaço para cuidar de plantas.

Segregados em um pequeno espaço, as plantas através da luz solar, do gás carbônico do ar, da água e dos sais mineirais provenientes do solo em que se encontram, realizam a fotossíntese. Com a produção de glicose, essas plantas conseguem tirar a energia para sobreviver.

Quando o terrário é irrigado, a água evapora e juntamente com a água da transpiração das plantas, condensa e retorna ao solo, servindo de irrigação novamente para esse pequeno ecossistema. Dessa forma, as plantas são os únicos seres vivos capazes de viver em um recipiente fechado, sem muita manutenção.

Nem todos os terrários precisam ficam em potes fechados. Há os mini jardins montados com plantas da família das suculentas, de crescimento lento, que podem durar até 3 anos no mesmo pote.

Combinando com objetos decorativos, os mini jardins estão virando tendência de decoração, deixando a casa mais bonita e convidativa.

Uma das poucas exigências para se manter um terrário é a iluminação. Para que um terrário dure é importante escolher para ele um local que receba luz solar indireta (4 horas de sol pela manhã é o suficiente).

Se o terrário for de suculentas e elas estiverem menos viçosas, meio sem brilho, é sinal que estão precisando de sol. O mesmo se estiverem estiolando (ficando esticadas, crescendo meio tortas e com grande espaçamento entre as folhas). O sol para as plantas suculentas é essencial.

REGAS DEVEM SER A CONTA-GOTAS
Para regar o terrário, o ideal é usar uma seringa, um conta-gotas ou um recipiente de bico dosador (como aqueles para catchup). O importante é que se controle a quantidade de água para colocar bem pouca água.O interior do terrário deve ser molhado através de borrifadas de água nas paredes internas do vidro ou nos pedricos. As folhas não devem ser molhadas. As regas do terrário somente devem ser feitas quando o solo estiver completamente seco ao toque e com pouquíssima água (isso se for terrário de cactos ou suculentas).

É importante lembrar-se que as suculentas e cactos são plantas de deserto – por isso, gostam de terra seca. Então o solo naõ deve ficar úmido, porque elas não gostam e, se isso, ocorrer vão morrer. Se as suculentas estiverem meio murchas, tipo desidratadas então é necessário regá-las. Um pouquinho é suficiente para que fiquem hidratar por muitos dias.

Quem mora em uma região de clima ameno, entre 15 e 25 graus, deve regar o terrário a cada 15 dias. Quem mora em uma região mais quente, entre 25 e 35 graus, pode regar uma vez por semana, mas com pouca água.

Na dúvida, é melhor manter o terrário com menos água. Se não lembra quando foi a última vez que o regou, melhor esperar mais dois ou três dias. No caso de suculentas é sempre ter em mente que menos água é mais saúde.

PODAS PROLONGAM A VIDA ÚTIL
Um terrário pode durar meses e até anos se for bem cuidado. Por mais óbvio que pareça, as plantas estão vivas e por isso elas irão crescer, se alastrar, perder folhas, etc. Então, de vez em quando, será necessário fazer uma limpeza no terrário.

As porções de plantas que estiverem murchas ou ressecadas devem ser cortadas. Mas é importante sempre usar tesouras esterilizadas com álcool, pois ferramentas de corte sujas podem contaminar as plantas com fungos e bactérias.

Para realizara as podas em plantas que comecem a crescer para os lados e para o topo do terrário, o ideal e usar uma pinça própria para tirar as folhas secas e mortas, descartando os resíduos para fora do terrário.

O terrário deve ser observado regularmente. Essa medida é necessária para verificar se há indícios de que as plantas estejam desenvolvendo infecções de mofo ou bolor. Se alguma planta morrer, ela deve ser retirada imediatamente de dentro do vidro.Por causa da umidade do terrário, as plantas mortas tornam-se excelentes fonte de alimento para bolores e fungos. E eles se espalham rapidamente, causando a morte das denais plantas. Se houver a percepção de mofo ou bolor na folhagem, a planta deve ser removida para manter o ambiente interno do terrário sadio.

Tropical — Se for um terrário tropical úmido (aqueles que são fechados e com plantas tropicais, imitando uma mini floresta tropical), é importante verificar se ele está em equilíbrio. Deve ser observar a umidade na parede do vidro. Se estiver com algumas gotículas ele está bom, não é preciso regar. Se estiver escorrendo água na parede do vidro, a tampa deve ser aberta para evaporar o excesso de água. Depois, o terrário deve ser fechado novamente. Se estiver seco, deve ser borrifado água. Quando o terrário estiver em perfeito equilíbrio, ele mesmo fará o ciclo da água, então poderá ficar meses sem ter que regar.


COMO MONTAR UM TERRÁRIO PASSO A PASSO

– Recipiente de vidro ou acrílico (um aquário com 18 cm de altura); minissuculentas (carpete-dourado, aortia, orelha-de-gato, planta-pérola e echevéria); pedriscos; terra vegetal; pá de jardinagem.
– Comece formando uma camada de pedriscos no fundo do recipiente.
– Coloque terra vegetal suficiente para cobrir todos os torrões das mudas.
– Plante as minissuculentas deixando intervalos de 2 cm entre elas. Tome cuidado para não danificar as raízes. A fim de montar uma bela composição, a dica é combinar espécies de diferentes tamanhos e formatos.
– Se algum cantinho precisar de mais terra, acrescente um punhado delicadamente.
– Finalize com mais pedriscos. Para a manutenção, bastam algumas colheradas de água, duas vezes por semana. Pronto, o terrário agora faz parte da decoração da casa.