SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Apesar de ter liderado a campanha a favor da saída do Reino Unido da União Europeia (UE), o ex-prefeito de Londres Boris Johnson, favorito nas casas de aposta para substituir David Cameron como primeiro-ministro, afirmou em entrevista coletiva nesta sexta-feira (24) que o Reino Unido não deve “virar as costas à Europa”.
“Nossos filhos e netos continuarão a ter um grande futuro na Europa”, afirmou Johnson, que também disse que o “Brexit” é uma “oportunidade gloriosa” para o país. “Podemos aprovar nossas leis e ajustar nossos impostos de acordo com a necessidade da economia do Reino Unido”.
Segundo Johnson, nada irá mudar no curto prazo após a votação que definiu o histórico rompimento do Reino Unido com a UE.
“Tendo votado para deixar a UE, é vital destacar que agora não há necessidade para pressa”, disse Johnson a repórteres nesta sexta-feira.
O ex-prefeito de Londres abriu seu discurso tecendo elogios ao primeiro-ministro britânico, David Cameron, que definiu a realização do plebiscito, liderou a campanha contra a saída da UE e anunciou na manhã desta sexta, após a votação, que irá renunciar ao cargo.
“Respeito a decisão do primeiro-ministro de deixar o cargo”, disse Johnson, destacando também a “coragem de Cameron” ao pedir o plebiscito e afirmando estar triste com sua saída. “É um homem corajoso e de princípios, que representou bem seu país por muito anos.”
O ex-prefeito de Londres também afirmou que o plebiscito era “inevitável” e que os britânicos falaram a favor da democracia na votação. “Não havia como lidar com uma questão desse tamanho sem perguntar às pessoas”, disse.
Johnson também reafirmou que no futuro o Reino Unido irá se beneficiar do voto pela saída. “Podemos encontrar nossa voz no mundo novamente, uma voz que é proporcional à quinta maior economia da Terra”, disse.
Segundo o líder da campanha pela saída da União Europeia, a UE “foi uma ideia nobre em sua época”, mas “não era mais correta para este país”.