CLEOMAR ALMEIDA NERÓPOLIS, GO (FOLHAPRESS) – Faltando pouco mais de um mês para a votação do impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff (PT) no Senado, o presidente interino Michel Temer (PMDB) participou de um churrasco com senadores neste domingo (26), em Goiás. O evento celebrou o aniversário de 48 anos do senador Wilder Morais (PP-GO) e foi realizado na fazenda do senador em Nerópolis, na região metropolitana de Goiânia. Mais de 3.000 pessoas participaram do evento, incluindo cerca de 160 prefeitos.

Num discurso de três minutos em cima de um palco, Temer afirmou que está “tentando unir o país” no seu governo. “Os brasileiros têm que estar unidos para tirar o país da crise”, afirmou Temer, que ainda comparou a festa de aniversário com “o momento de união” do país sob o seu governo. “Quero levar uma fotografia desse evento, que representa o momento de união pelo qual o Brasil passa. É isso que estou buscando fazer: unir as pessoas, unir o país”, disse o presidente em exercício. O presidente em exercício evitou fazer qualquer menção ao processo de impeachment, mas aproveitou para agradecer sua ascensão à presidência. “Quero muito agradecer a oportunidade que vocês estão me dando. O Brasil é país extraordinário.”

Ao lado de Temer, o governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), elogiou a equipe do peemedebista e disse que o presidente em exercício é uma “esperança” para o país. “Estou seguro de que o povo brasileiro em breve começará a perceber as mudanças concretas. O Brasil precisa funcionar e o senhor está colocando o Brasil para funcionar”, destacou o governador. Perillo ainda afirmou que Temer voltaria ao Estado e antecipou um cenário favorável ao interino na votação do impeachment, em agosto. “Tenho certeza que, interinamente ou efetivamente, como ocorrerá daqui a alguns dias, o presidente Temer virá aqui para inaugurar muitas obras, para fazer muitos benefícios”.

Temer desembarcou em Goiânia por volta das 17h e de lá seguiu para a fazenda em um helicóptero da FAB (Força Aérea Brasileira), acompanhado do governador. Ficou cerca de 30 minutos no evento, de onde seguiu de volta para Brasília. Participaram do aniversário os senadores Eunício Oliveira (PMDB-CE), Ciro Nogueira (PP-PI), Zezé Perrela (PTB-MG), Sérgio Petecão (PSD-AC), Wellington Fagundes (PR-MT) e Hélio José (PMDB-DF). Os seis senadores, além do anfitrião, votaram pela admissibilidade do processo de impeachment, em maio.

ASCENSÃO

Suplente que assumiu o mandato em definitivo em 2012 após a cassação do senador Demóstenes Torres, Wilder Morais é um político em ascensão no cenário político de Goiás. É engenheiro e empresário dono da empreiteira Orca Incorporadora, que atuou na construção de supermercados e residências do Minha Casa Minha Vida. Foi eleito suplente nas eleições de 2010, quando foi o segundo maior doador da campanha de Demóstenes Torres, contribuindo com R$ 700 mil. Na época, declarou patrimônio de R$ 14,4 milhões. Entre janeiro de 2011 e julho de 2012, foi secretário de Infraestrutura de Goiás no governo Marconi Perillo. Wilder também ficou conhecido por ser ex-marido da atual mulher do empresário Carlinhos Cachoeira, que chegou a ser preso, em 2012, acusado de corrupção na operação Monte Carlo, a mesma que levou à cassação de Demóstenes. Em áudios da operação, Cachoeira afirmava ter indicado Morais para os cargos de suplente de senador e secretário estadual.