O atacante Robson, 25 anos, é o grande destaque do Paraná Clube na Série B de 2016. Dos 13 gols marcados pelo time na competição, nove tiveram participação direta de Robson, ou seja, 69% do total. Ele foi o autor de cinco gols e fez a jogada para outros quatro.

Na última terça-feira (dia 28), contra o Vasco, Robson fez a jogada para os dois gols na vitória por 2 a 1. No primeiro, cobrou a falta para a área. O atacante Jorge Henrique, do Vasco, tentou tirar e marcou contra. No segundo, Robson partiu em contra-ataque e rolou para o meia Murilo Rangel chutar para o gol vazio.

Os cinco gols de Robson vieram em cinco jogos diferentes. Nessas cinco partidas, o Paraná não perdeu (vitórias sobre Sampaio Corrêa, Goiás e Joinville e empates com Londrina e CRB).

Robson é o artilheiro do Paraná na Série B, com cinco gols. O atacante Lúcio Flávio e meia Murilo Rangel marcaram dois cada na competição. O atacante Henrique e os meias Nadson e Válber têm um gol cada.

No total do ano, Lúcio Flávio segue como artilheiro da equipe, com 11 gols em 28 jogos. Robson é o segundo maior goleador do time, com 9 gols em 29 partidas.

No esquema tático do atual técnico (Marcelo Martelotte) e do antecessor (Claudinei Oliveira), Robson atua pelo lado esquerdo, na linha de três do 4-2-3-1. Ele teve raras chances como centroavante, posição que pertence a Lúcio Flávio desde o início do ano.