Três grandes obras de mobilidade urbana estão em andamento em Curitiba e vão melhorar o trânsito nas regionais Portão/CIC, com a modernização da Rua Raul Pompeia; das regionais Boa Vista/Cajuru por meio da implantação da continuação da Avenida Agamenon Magalhães e das regionais Boa Vista/Matriz com as obras na Linha Verde, sentido norte. O investimento somente nestas obras é superior a R$ 60 milhões.

Nesta gestão estamos entregando o maior pacote de investimentos da história da cidade, com mais de R$ 1 bilhão. São três viadutos, quatro trincheiras, intervenções na Linha Verde e mais de 400 ruas com asfalto novo. Apesar de toda crise econômica, estamos mantendo e ampliando serviços, destaca o prefeito Gustavo Fruet.

Somente na atual gestão, 415 trechos de ruas receberam nova pavimentação asfáltica em Curitiba, totalizando mais de 230 quilômetros, conforme informou o superintendente da Secretaria Municipal de Obras Públicas, Nei Celso Boff.

Deste total, 156 quilômetros foram revitalizados por fresagem – substituição de asfalto – ou com uso de máquina recicladora que executa a troca do antipó por pavimento asfáltico. Também foram implantados mais 68 quilômetros de asfalto novo na cidade.

Vias

A Rua Raul Pompeia está com metade da obra executada. Quando finalizada, o trecho de 1,9 mil metros entre a Avenida Juscelino de Juscelino Kubitschek de Oliveira (CIC) e a ponte sobre o Rio Barigui (Fazendinha), estará mais largo e com novas calçadas, drenagem, iluminação, arborização e rampas de acessibilidade que facilitarão o deslocamento para pessoas com deficiência.

As intervenções na Avenida Agamenon Magalhães, no trecho de 1,1 mil metros, entre a Rua Nicolau Gulbino e a Avenida Victor Ferreira do Amaral, estão em ritmo forte. Iniciada em abril deste ano, a obra já tem 15% do serviço executado. Há diversas frentes de trabalho, realizando obras de drenagem (galeria pluvial), escavação da pista esquerda sentido Avenida Victor Ferreira do Amaral, reforço de sub-base, início de muro de arrimo de contenção da pista e galeria celular pré-moldada, informou o diretor de pavimentação da Secretaria de Obras Pública, Mário Padovani.

A continuação da Avenida Agamenom Magalhães vai criar uma nova opção de ligação entre os bairros Jardim Botânico e Tarumã. Quando finalizada, a via vai contar ainda com calçadas em paver, rampas de acessibilidade, sinalização horizontal e vertical, iluminação pública e plantio de grama e árvores.

A execução do trecho 3.1 da Linha Verde Norte também está avançando e já é possível encontrar trechos das vias locais com pavimento asfáltico. No momento, maquinários pesados realizam diversas intervenções nas áreas de drenagem, terraplenagem, pavimentação, implantação de galeria celular da ponte da rua Bento Ribeiro, e parte das estacas da fundação de uma passarela metálica.

A obra se estende da Avenida Victor Ferreira do Amaral (Tarumã) até o Conjunto Solar (Bacacheri), numa extensão de 3,39 quilômetros. Esse trecho da Linha Verde Norte terá o número de pistas ampliado, abrindo espaço para uma canaleta exclusiva para o transporte coletivo. Serão cinco pistas: a canaleta do ônibus, duas vias marginais à canaleta – com três pistas cada em sentidos opostos – e mais duas vias locais. O projeto segue o modelo adotado na Linha Verde Sul e também prevê a requalificação das calçadas e execução de ciclovias.

Infraestrutura

Três grandes obras de mobilidade executadas e que impediram a formação de novos gargalos no trânsito foram a ampliação dos viadutos sobre a Avenida Afonso Camargo (Cristo Rei/Jardim Botânico) e da Marechal Floriano (Boqueirão) e a construção do viaduto Estaiado (Jardim das Américas/Uberaba). Todas essas intervenções foram pagas, quase em sua totalidade, pela atual administração municipal, assim como as três trincheiras construídas para a Copa do Mundo: binário das vias Roberto Cichon e Agamenom Magalhães (Cristo Rei) e Izaac Ferreira da Cruz (Pinheirinho).

A próxima trincheira que será construída na cidade está localizada na Linha Verde, sobre a Rua Fúlvio José Alice (Bacacheri/Bairro Alto), que está em processo de licitação. A obra está orçada em R$ 27.423.577,19, valor que será totalmente custeado pela Prefeitura de Curitiba, inclusive com recursos arrecadados por meio da venda de Certificados de Potencial Adicional de Construção (Cepacs), que financiam a Operação Urbana Consorciada Linha Verde, e da linha de crédito contratada junto à Agência Francesa de Investimento (AFD). 

Mais obras

Importantes obras viárias executadas nesta gestão estão a revitalização da Salgado Filho, Carlos de Carvalho, Carlos Klemtz, João Enéas Ramos de Sá, Getúlio Vargas, Corredor Aeroporto-Rodoviária, com ampliação de pistas e modernização da Avenida das Torres, finalização da Eduardo Pinto da Rocha, novo acesso a rodoviária para ônibus, entre outras.

O trabalho de pavimentação é continuo na cidade. Atualmente, o serviço de fresagem acontece na Rua Maestro Carlos Frank, na regional Boqueirão, enquanto máquinas recicladoras iniciam trabalho na regional Cajuru.