RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) – O número de assaltos à pessoas cresceu na cidade do Rio, aponta estatística da secretaria de Segurança divulgada na quinta (30). Em maio deste ano, 3.736 pessoas foram vítimas de roubos, sendo 565 na região do centro da cidade. No mesmo período do ano passado, foram 3.217 vítimas, 547 delas na área central.
Na tarde desta sexta (1º), um adolescente foi detido por mais de 30 pedestres na região central da cidade. Não havia policial militar na área. O menor foi entregue à Guarda Municipal do Rio. Um segundo assaltante, que estava com o infrator, conseguiu fugir.
Por volta das 15h, o adolescente pegou pela janela de um ônibus o telefone celular de Bruno Calazans Silva, que seguia para outro ponto da região central do Rio.
“Decidi pular a janela e correr atrás dele. Acreditava que recuperaria o telefone”, disse Silva, que gritava pela rua “pega, pega”.
Um outro jovem que passava pelas esquinas das ruas Graça Aranha e Santa Luzia, no centro, derrubou o assaltante e o imobilizou. Logo, o infrator foi cercado pelos pedestres.
De acordo com testemunhas, o segundo assaltante fugiu em direção à praça da Cinelândia, onde fica a Biblioteca Nacional e o Teatro Municipal do Rio.
Alguns pedestres aproveitaram que o adolescente estava imobilizado no chão e deram chutes nele. Após 15 minutos, 15 guardas municipais chegaram ao local, evitando agressão ao jovem.
Logo depois, o menor infrator foi colocado na van da guarda e levado para a delegacia de menores. De lá, o infrator seguiu para a Vara da Infância e Adolescente, onde será submetido a uma medida sócio-educativa.