A fase final da 63ª edição dos Jogos Escolares do Paraná (JEPs) da classe B (12 a 14 anos) em Apucarana, região Norte do Estado, começa neste sábado (2). As disputas serão em dez modalidades. O ciclismo, com a prova por pontos, a luta olímpica, o tênis de mesa para atletas com deficiência (ACD) e o xadrez relâmpago vão distribuir as primeiras medalhas da competição.

Mais que medalhas e títulos, Apucarana também vai apontar, nesta semana, as escolas que vão representar o Paraná nos Jogos Escolares da Juventude, de 20 e 29 de setembro em João Pessoa, capital paraibana. Tanto nas modalidades coletivas, quanto nas modalidades individuais, apenas os campeões garantem vagas, o que deve promover, além do caráter educacional dos jogos, disputas equilibradas em diversas praças esportivas.

Depois de movimentar mais de 50 mil alunos nas fases municipais, regionais e macrorregionais, a fase final em Apucarana, conhecida como a capital do boné, contará com 683 equipes de 530 escolas de 179 cidades. Destas, 45 escolas trabalham com alunos com algum tipo de deficiência.

A coordenadora geral dos JEPs, professora Marcia Regina Tomadon Moreira, prevê uma competição tranquila em Apucarana. Segundo a dirigente, é importante destacar a organização das escolas e principalmente dos profissionais de educação física que atuam nos Núcleos Regionais de Educação. Eles dão o suporte necessário às escolas para que não ocorram contratempos, disse a coordenadora, ao lembrar o empenho de Apucarana em receber mais uma vez os jogos, depois de já ter sediado outras fases em duas oportunidades em 2015.

A Comissão Central Organizadora dos Jogos (CCO) está sediada no Centro da Juventude de Apucarana (Ceja), no Jardim Diamantina, e o Refeitório Central no Clube de Campo Lago Azul, na saída para Arapongas.

Os Jogos Escolares do Paraná (JEPs) são realizados pelo Governo do Estado, por meio das secretarias de Educação e do Esporte e do Turismo, em parceria com o município de Apucarana.

Locais das disputas neste sábado:

Atletismo – Complexo Esportivo Lagoão

Badminton – Sesi Arapongas

Basquetebol – Complexo Esportivo Lagoão e Sesi Apucarana

Ciclismo – Lago Jaboti

Futsal – Complexo Esportivo Lagoão, Colégio São José, Sesc Apucarana e Batalhão de Infantaria Mecanizado

GR – Colégio Nossa Senhora da Glória

Handebol – Ginásio do Colégio Platão

Lutas – Ginásio de esportes do Colégio Estadual Professor Izidoro Luiz Cerávolo

Tênis de Mesa – Ginásio de Esportes Adildo Mecenas (Cebolão)

Saiba mais em www.facebook.com/jogosescolares75anos