O Coritiba empatou em 0 a 0 com o Botafogo, nesse sábado (dia 9) à tarde, no Couto Pereira, pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, saiu provisoriamente da zona de rebaixamento, ficando em 16º lugar com 15 pontos. Até o final da rodada, porém, ainda pode ser ultrapassado por Figueirense e por Sport. O Botafogo está na 14ª colocação, com 16 pontos.

O resultado ampliou a seca de gols nos jogos do Coritiba. O lado positivo é que o time completou quatro jogos sem sofrer gols (contra Botafogo, Fluminense, Atlético-PR e Figueirense). O lado negativo é que só fez um gol nesses quatro confrontos (Kazim, contra o Atlético-PR). Outro ponto positivo: o time paranaense está cinco rodadas sem perder na competição.

O Botafogo vinha com bom desempenho ofensivo: marcou oito gols nas três partidas antes de pegar o Coxa.

Clique aqui para ver a galeria de fotos do jogo.

DESEMPENHO
O Coritiba teve bom desempenho no primeiro tempo, mas com alguns probleminhas defensivos. No segundo tempo, o time caiu de produção e piorou com as três substituições. A equipe passou a ter problemas na defesa, no meio e no ataque. O Botafogo não veio apenas para se defender, mas também pouco se arriscou.

ESTATÍSTICAS
O Coritiba teve 52% de posse de bola, 13 finalizações (4 certas), 88% de precisão nos passes e 11 escanteios. O Botafogo somou 5 finalizações (2 certas), 87% nos passes e 7 escanteios. Os dados são do Footstats.

TÉCNICO
Esse foi o 9º jogo do técnico Pachequinho no comando do Coritiba. Agora ele soma 2 vitórias, 5 empates e 2 derrotas.

ESCALAÇÃO
O Coritiba não tinha González, Ruy e Iago, lesionados, além de Carlinhos (suspenso). O técnico Pachequinho no 4-4-2, com Leandro e Juan como extremos (meias pelos lados do campo). Na frente, Kleber Gladiador e Kazim. O turco fez seu primeiro jogo como titular no Coxa. O lateral-esquerdo Emerson Conceição (ex-Atlético-MG) fez sua estreia pelo clube.

O Botafogo veio no 4-2-3-1, com Rodrigo Pimpão (esquerda), Camilo (centro) e Neilton (direita) no meio-campo.

PRIMEIRO TEMPO
O Coritiba usou a ligação direta, tentando colocar a bola na área, para a dupla KK (Kleber e Kazim), o mais rápido possível. A estratégia funcionou em alguns momentos, com os atacantes criando muitas dificuldades para a linha de quatro da defesa adversária. Já o Botafogo apostou na criatividade de Camilo e na velocidade dos pontas Neilson e Pimpão.

No geral, o Coxa foi melhor no primeiro tempo, com cinco boas jogadas ofensivas, enquanto o Botafogo teve três lances com algum perigo.

MUDANÇAS
O Botafogo mudou já no intervalo: saiu Neilson e entrou o meia Leandrinho. O Coxa fez duas substituições aos 15 do 2º: entraram Evandro e Vinícius nas pontas do meio-campo. E saíram Juan e Leandro, que faziam essas funções. Aos 19 do 2º, troca de um lateral por outro no Coxa: saiu Ceará e entrou Dodô.

SEGUNDO TEMPO
O segundo tempo teve o Coritiba com muita pressa e pouca inteligência com a bola. O Botafogo levou perigo em alguns contra-ataques. Foram 45 minutos de muita correria e pouco futebol.

CORITIBA 0 x 0 BOTAFOGO
Coritiba: Wilson; Ceará (Dodô), Luccas Claro, Juninho e Emerson Conceição; João Paulo, Alan Santos, Juan (Evandro) e Leandro (Vinícius); Kazim e Kleber Gladiador. Técnico: Pachequinho
Botafogo: Sidão, Luis Ricardo, Renan Fonseca, Emerson e Diogo Barbosa; Airton (Fernandes), Lindoso, Pimpão, Camilo e Neilton (Leandrinho); Sassá (Vinícius Tanque). Técnico: Ricardo Gomes
Cartões amarelos: Airton, Fernandes, Diogo Barbosa (B). Kazim (C).
Árbitro: Luiz Flavio de Oliveira (SP)
Público: 10.922 pagantes (11.715 total)
Renda: R$ 225.465,00
Local: Couto Pereira, sábado às 16h30

PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo
3 – Juan enfia. Emerson Conceição cruza rasteiro. Kazim desvia, de biquinho. A bola passa perto, ao lado.
7 – Kazim chuta de fora da área. Sidão segura.
12 – Camilo ganha de Juninho. Neilton parte livre e invade a área, mas é desarmado por Luccas Claro antes do chute.
15 – Diogo cruza. Camilo recebe livre na área, gira e chuta. Wilson espalma.
29 – Neilson cruza fechado. Wilson tira. A bola ainda bate na trave.
35 – Leandro dribla e cruza na medida para Kleber, que chuta fraco. Sidão segura.
37 – Falta quase na meia-lua. Alan Santos chuta na barreira.
43 – Juan bate escanteio. Kleber chuta na pequena área. O goleiro tira em cima da linha. A imagem da TV mostra que a bola não entrou.

Segundo tempo
5 – Juan toca para Leandro, que chuta de fora da área. Sidão segura.
7 – Falta na esquerda. João Paulo cruza. Juninho cabeceia. A bola bate no travessão.
11 – Sassá cruza rasteiro. Emerson Conceição tenta cortar e quase marca contra. A bola bate no travessão.
31 – Vinícius para Kleber, que ajeita para Evandro. Ele chuta para fora.
37 – Vinícius chuta de fora da área. A bola vai ao lado.
45 – Vinícius chuta de fora da área, mas fraco. O goleiro segura.
46 – Luís Ricardo rouba a bola de Vinícius e chuta de fora da área. A bola passa perto, sobre o gol.