SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O técnico Luiz Felipe Scolari festejou o título de Portugal. O brasileiro ficou acordado durante toda a madrugada em Guanzhou, no sudoeste da China, onde vive atualmente, para ver a partida final, vencida pelos portugueses na prorrogação.

Após o jogo, enviou mensagens festejando a taça de Portugal logo depois da conquista. “Era para ser assim. Foi merecida a conquista vir com um técnico português da gema em vez de ser com um brasileiro”, disse em entrevista à Fox Sports, referindo-se a Fernando Santos, que dirigia o Sporting no período em que Felipão levava Portugal ao vice-campeonato europeu em 2004. “Ele merece. Conhece futebol e é um técnico das antigas, diferente destes novos treinadores”, afirmou Scolari.

O brasileiro dirigiu a seleção portuguesa entre 2002 e 2008. Foi finalista da Eurocopa de 2004, quarto colocado na Copa do Mundo de 2006 e caiu nas quartas-de-final da Euro 2008 contra a Alemanha. Ainda é o técnico com maior número de vitórias por Portugal (42), mas hoje tem aproveitamento inferior ao de seu colega, Fernando Santos. Felipão ganhou 57% dos pontos, o novo campeão da Euro tem 61%, mas em apenas 26 jogos, contra 74 do treinador brasileiro.

O técnico também elogiou o principal jogador do time, o atacante Cristiano Ronaldo, que deixou a final lesionado. “Ele é uma pessoa incrível e muita gente faz uma imagem errada dele. É muito profissional e perfeccionista. Um cara sensacional que merecia o título”, disse Felipão.

Em 2003, pouco depois de chegar a Lisboa, Luiz Felipe Scolari afirmou que estava diante de um jogador que seria em breve eleito o melhor do mundo. Cristiano foi escolhido pela Fifa em 2008, 2013 e 2014 e é agora o favorito para ganhar o prêmio em 2016. Felipão tem contrato com o Guanzhou Evergrande até dezembro.