O Coritiba perdeu por 2 a 1 para o Atlético Mineiro, nessa segunda-feira (dia 18) à noite, em Belo Horizonte (MG), pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o time paranaense ficou em penúltimo lugar (19º) com 15 pontos. A equipe mineira está na 8ª posição, com 23 pontos.

O jogo teve, pelo menos, duas polêmicas. Uma foi o primeiro gol do Galo, marcado por Robinho, de cabeça. O replay da TV mostra Robinho impedido por centímetros – um lance extremamente difícil para o bandeira.

Outra polêmica foi a reação do meia Juan, do Coritiba, ao ser substituído pelo técnico Pachequinho, aos 32 minutos do 2º tempo. O jogador partiu em direção ao treinador e protestou com gritos e gestos.

PEDRA NO SAPATO
Entre os 20 integrantes da primeira divisão do Campeonato Brasileiro, o Atlético Mineiro é o time que o Coxa tem o pior desempenho histórico, considerando partidas por todas as competições. Foram 42 confrontos entre os dois, com 25 vitórias do Galo, 5 empates e 12 vitórias do Coxa.

SECA DE GOLS
O Coritiba só fez um gol nos últimos cinco jogos (Kazim, contra o Atlético-PR). A derrota para o Galo encerrou uma sequência de quatro jogos sem sofrer gols (contra Botafogo, Fluminense, Atlético-PR e Figueirense). O time alviverde estava hpa cinco rodadas sem perder na competição.

TÉCNICO
Esse foi o 10º jogo de Pachequinho no comando do Coritiba. Agora ele soma 2 vitórias, 5 empates e 3 derrotas.

DESEMPENHO
O atacante Kleber Gladiador elogiou o desempenho do Coritiba, apesar da derrota. Fazia tempo que o nosso time não tinha um padrão de jogo como nesse jogo. A gente espera continuar esse futebol nas próximas partidas, disse. Gostei muito da equipe hoje. Em muitos momentos fomos melhores que o Atlético-MG, declarou.

ESTATÍSTICAS
O Coritiba teve 49% de posse de bola, 12 finalizações (4 certas) e 83% de precisão nos passes. O Atlético-MG somou 12 finalizações (4 certas) e 84% nos passes. Os dados são do Footstats.

ESCALAÇÃO
O Coritiba não tinha González, Thiago Lopes, Ruy, Iago e Ortega, lesionados. Pachequinho armou o time no esquema tático 4-1-4-1, com Edinho como único volante. A linha de quatro meias tinha Kazim na direita e Juan na esquerda. João Paulo e Alan Santos eram os meias centralizados.

O Atlético-MG não tinha Marcos Rocha, Cazares, Dátolo, Junior Urso e Leandro Donizete (todos em recuperação), além de Erazo (suspenso). O técnico Marcelo Oliveira manteve o 4-2-3-1 de sempre.

PRIMEIRO TEMPO
O Coritiba marcou avançado e tentou atacar em bloco, com muito apoio dos laterais e ataques constantes dos quatro meias. Conseguiu criar boas jogadas ofensivas, mas faltou qualidade individual. O Atlético-MG era inferior taticamente. Para atacar, dependia de dribles, bolas longas e cruzamentos. A qualidade individual, porém, fez toda a diferença nesse período. O time mineiro fez 1 a 0 aos 40 minutos, em cruzamento de Eduardo e cabeceio de Robinho. A equipe foi bem. Em um descuido, tomamos o gol, disse o volante Edinho, no intervalo.

SEGUNDO TEMPO
O ritmo reduziu bastante no segundo tempo. O Coxa tinha certo controle do jogo e o Galo era muito eficiente na marcação. A partida ficou truncada. Com belo toque de Kleber, Carlinhos fez o gol aos 30 e empatou em 1 a 1. Mas o time paranaense tinha problemas para marcar as bolas longas. O Atlético criou três chances dessa maneira e chegou à vitória dessa forma 39 minutos.

SUBSTITUIÇÕES
O Galo perdeu o atacante Carlos, por lesão, aos 37 minutos do 1º tempo. O argentino Lucas Pratto entrou no lugar dele. Os dois jogaram na mesma função: meia ofensivo centralizado, atrás de Fred.

Aos 32 do 2º, saiu Juan e entrou o meia Bernardo, que fez sua estreia pelo Coxa. Aos 41 do 2º, logo após o Galo fazer 2 a 1, Pachequinho fez duas mudanças. Tirou os volantes Edinho e Alan Santos. E colocou os pontas Leandro e Felipe Amorim. O time mineiro reagiu, tirando o centroavante Fred e colocando o volante Lucas.

ATLÉTICO-MG 2 x 1 CORITIBA
Atlético-MG: Victor; Carlos Cesar, Ronaldo, Leonardo Silva e Douglas Santos; Rafael Carioca, Eduardo, Maicosuel (Clayton), Carlos (Pratto) e Robinho; Fred (Lucas Cândido). Técnico: Marcelo Oliveira
Coritiba: Wilson; Ceará, Luccas Claro, Juninho e Carlinhos; Edinho (Leandro), Alan Santos (Felipe Amorim), João Paulo e Juan (Bernardo); Kleber e Kazim. Técnico: Pachequinho
Gols: Robinho (40-1º e 39-2º), Carlinhos (30-2º),
Cartões amarelos: Edinho, Kazim (C). Ronaldo (A).
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS)
Local: Estádio Independência, em Belo Horizonte (MG)

PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo
14 – Grande jogada do Coritiba. Juan invade a área e rola para Kleber, que ajeita para Carlinhos. Ele chuta fraco. O goleiro segura.
16 – Falta de longa distância. João Paulo solta a bomba. A bola passa perto, sobre o gol.
19 – Carlos Cesar cruza. Carlos, livre no primeiro pau, cabeceia para fora.
22 – Robinho recebe livre na área e chuta forte. Para fora.
40 – Gol do Galo. Eduardo cruza. Robinho entra livre e cabeceia no canto.

Segundo tempo
12 – Douglas Santos cruza rasteiro. Fred se estica todo, mas finaliza para fora.
14 – Juan toca para Kleber, na área. Ele finta o zagueiro, mas chuta fraco, para fora.
22 – Falta perto da área. Alan Santos chuta para longe.
29 – Kleber pressiona o zagueiro, que recua mal. Kazim intercepta e chuta de fora da área. A bola vai sobre o gol.
30 – Gol do Coritiba. Carlinhos dispara e toca para o pivô Kleber, que devolve de calcanhar, na área. Carlinhos chuta de direita e coloca no cantinho.
34 – Maicosuel recebe nas costas da defesa e entra livre. Ele chuta fraco. Wilson segura.
39 – Gol do Galo. Douglas Santos lança nas costas da defesa. Clayton entra livre e cruza rasteiro para Robinho fuzilar.
42 – Pratto recebe na área, dribla Juninho e chuta perto, sobre o gol.