Alunos do curso de medicina das Faculdades Pequeno Príncipe farão parte da sua formação profissional na Casa da Mulher Brasileira. O projeto piloto deve ser iniciado em setembro, conforme compromisso entre a secretária municipal da Mulher, Roseli Isidoro, e a professora de Integração, Ensino e Comunidade do Curso de Medicina da instituição, Leide da Conceição Sanches, durante visita ao equipamento na manhã desta sexta-feira (22).

 

O convênio atenderá aos objetivos de aprendizagem do curso, que é compreender o contexto dos pacientes/usuários de saúde no sentido de poder realizar, de forma adequada e humanizada, os procedimentos e adotar os devidos encaminhamentos dos usuários deste serviço especializado, observou a professora.

 

A ideia é formalizar o convênio em um termo de cooperação entre a Casa da Mulher Brasileira e as Faculdades Pequeno Príncipe. Os estudantes frequentarão o equipamento às quartas-feiras, das 14h às 17h. Os grupos terão de 4 a 6 alunos, sempre acompanhados por um professor. No total, serão oito encontros semanais.

 

Os alunos serão recepcionados no auditório para conhecerem sobre o fluxo de atendimento da Casa, receberão informações sobre os dados da violência contra a mulher e das políticas públicas para o enfrentamento desta violência na cidade de Curitiba e, em seguida, farão visita técnica às instalações. A partir deste convênio, os alunos poderão construir e planejar demais formas de observação dos serviços ofertados na Casa.

 

A proposta é fazer com que os estudos em sala de aula (teorias) estejam em conformidade com a realidade das pacientes, neste caso das mulheres em situação de violência, avaliou a professora.