O fim de semana fecha com três convenções municipais em Curitiba, dois candidatos próprios a prefeito definidos e um apoio para a reeleição do prefeito Gustavo Fruet. O PV vai apoiar a reeleição de Gustavo Fruet (PDT) e pode até indicar o vice-prefeito da chapa. O PSOL e o PROS vão lançar candidatos próprios à Prefeitura.

As três convenções foram realizadas no sábado. Por unanimidade, o PV optou por manter a aliança de 2012 e apoiar a reeleição do prefeito Gustavo Fruet. Ele compareceu à convenção da legenda e até discursou no evento. Além disso, serão 57 candidatos a vereadores. 

O PSOL referendou o nome da advogada feminista Xênia Mello como candidata à Prefeitura. O vice será o servidor público do Tribunal de Justiça, Rodolfo Jaruga. O partido também terá 30 candidatos à Câmara Municipal. Por enquanto, foi fechada uma aliança com o PCB, mas conversas com o PSTU ainda estão sendo realizadas.

 

O PROS, que disputa uma eleição municipal pela primeira vez, terá chapa pura, formada pelo empresário Ademar Pereira, candidato à prefeito, e Porfirio Vangue como vice. São 57 candidatos a vereador – sendo que 52 vão disputar as eleições pela primeira vez. Segundo o presidente do diretório municipal do PROS, vereador Tico Kuzma, a ideia da legenda é se apresentar como uma alternativa aos partidos tradicionais, criando novas lideranças para a cidade.

A convenção do PSB, marcada para sábado, não foi realizada. Isso porque, o deputado estadual Stephanes Junior, que se lançou pré-candidato à Prefeitura pelo partido, conseguiu uma liminar na Justiça para barrar a convenção. Ele alegou que uma cláusula do estatuto da legenda não teria sido respeitada pelo diretório municipal.

Inicialmente, o candidato do PSB seria o ex-prefeito Luciano Ducci. No início de junho, ele abriu mão da disputa e o partido decidiu apoiar outro ex-prefeito da capital: Rafael Greca, do PMN. Havia possibilidade do PSB indicar o vice na chapa de Greca. Um dia após a reunião em Brasília, que formalizou a aliança, Stephanes Junior decidiu concorrer à Prefeitura pelo PSB. A decisão agora só sairá no dia 03 de agosto, nova data da convenção do partido.