Sonho Meu (1993) foi uma novela das 6 ambientada em Curitiba. Na trama, Xuxa participou da última cena, na Ópera de Arame. desde então, a capital paranaense ficou esquecida pelas produções de novelas, e recebeu pouquíssimas gravações de TV. Isso até então. Agora, Curitiba foi redescoberta como potencial para produção audiovisual de qualidade fora do eixo Rio-São Paulo, graças a uma curitibana.

Desde meados de junho, a atriz e comediante Katiuscia Canoro está gravando por entre ruas, praças e estúdio da capital o Tudo Tudo, programa que tem estreia prevista para outubro no Multishow. Na nova atração, proposta para o canal fechado da Globo, por ela e Marin Nekic, seu marido e diretor, Katiuscia traz de volta seus personagens consagrados — como a Lady Kate —, além de apresentar novas imitações.

Com seis episódios para a primeira temporada, o roteiro — assinado por Katiuscia e Marin ao lado de Will Martins — é feito a partir de perguntas e desafios feitos pelo público nas redes sociais. A atriz garante que fará tudo que o público pedir. Situações de humor, absurdas, engraçadas e ações do dia a dia são vividas pela humorista em cenários no estúdio ou nas ruas de Curitiba.

Estou com a ideia desse programa há dois anos. Foi uma criação em conjunto com meu marido, que é o diretor. Começamos a escrever e fizemos o piloto em Florianópolis, mas tivemos problemas de produção por lá. Então decidi trazer para cá, diz Katiuscia. Na verdade, é a realização de um sonho que tenho há 15 anos. Sempre quis fazer um programa aqui em Curitiba, que tem um outro entendimento da arte. Queria estar com meus amigos atores, que são meus companheiros e abrir um novo mercado.

A fala não é exagero. O programa vem movimento talentos e mão de obra local. Com a ideia aprovada pelo Multishow, a atriz conheceu a produtora Fantástica Filmes+Post, responsável pelas gravações em Curitiba. São profissionais daqui, que trabalham de 8 a 10 horas por dia, em externas e estúdios pelo capital e arredores como um hospital em Piraquara. Isso para fazer com que tudo saia no mínimo perfeito. Curitiba tem o talento necessário para fazer boas produções com qualidade e fora do eixo Rio-São Paulo, atesta Desiree Portela, produtora e dona da Frame 22.

Atores bichos do Paraná também fazem parte do projeto autoral. O telespectador poderá ver Regina Vogue, Maurício Vogue, Frankling Albuquerque, Rodrigo Ferrarni, Adriano Petermane Sidy Correia, entre outros. A única não-paranaense é Samantha Schmutz.

Loira do Tchan do banheiro — A convite do Multishow, o Sintonizando+ acompanhou gravações feitas no dia 12 de julho, em uma casa no bairro Jardim Social, e no dia 18, no Cavalo Babão, desta vez com a presença de Samantha Schmutz. Na casa, acompanhamos uma esquete em que Katiuscia faz uma brincadeira com a lenda da loira do banheiro. Com o espelho sujo com uma mistura de Nescau — um truque da produtora de arte Bia Maestri, para dar um ar macabro à locação —, a atriz entra, vai até o espelho e chama três vezes pela loira do banheiro. Depois de um tempo, aparece uma loira dançando. A cena faz parte de um trailer de filme de terror.

Na esquete rodada no Cavalo Babão, Katiuscia tira sarro da própria televisão. Andando pela locação, ela encontra um mendigo, mas diz que o cobertor está cheiroso. Quebra uma cabeça — cenográfica — na cabeça e diz que nem tudo é o que parece.

Novos planos — Depois de anos de sucesso como Lady Kate no Zorra Total, Katiuscia Canoro traz o personagem de volta em Tudo Tudo em uma participação especial e também deve ganhar um filme em breve. A personagem é bem pertinente para o momento atual, já que ela é mulher de senador, comenta Katiuscia, que não considera voltar para o Zorra. Nessa nova configuração do programa eu não tinha uma contribuição criativa grande, por isso, resolvi sair. Estou nesse momento, em 24 anos de carreira, de projetos mais amplos, destaca, descartando também fazer novela e shows de stand-up comedy.

O Tudo Tudo vai se somar a grande oferta de humorísticos do Multishow. Além do Vai Que Cola, sucesso na TV e na internet, o canal também abriga programas de Paulo Gustavo, Samantha Schimutz e Rafinha Bastos, entre outros. O movimento é bem visto por Katiuscia. “O povo está cansado de ver tragédia e tem muito pouco espaço para o humor na TV aberta. Esse papel do Multishow é fundamental. É a emissora que mais dá espaço para humoristas brasileiros”, pontua.

Tudo Tudo deve estrear em 3 de outubro e será exibido de segunda a sábado, às 23 horas.