Os Delegados de Polícia Federal realizarão atos públicos nas superintendências regionais da instituição em todos os estados, esta sexta-feira (29), em razão de o governo federal não ter apresentado ao Congresso Nacional o projeto de lei que trata da recomposição das perdas inflacionárias relativas ao período de 01/2012 a 04/2016.

A decisão pelo indicativo de greve e pela realização de atos públicos foi tomada, na semana passada, em assembleia promovida pela Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF). O Termo de Acordo nº 006/2016-MPOG, que prevê a recomposição das perdas inflacionárias, foi firmado pelo governo em maio com a categoria.

As medidas foram comunicadas na quarta-feira (27/07) ao diretor-geral da Polícia Federal, Leandro Daiello, ao ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, e ao ministro da Casa Civil da Presidência da República, Eliseu Padilha.

Outra manifestação está marcada para a próxima terça-feira (02/08), nos aeroportos de todo o país.

Caso não haja avanços por parte do governo em relação ao Termo de Acordo nº 006/2016-MPOG, será convocada Assembleia Geral Extraordinária para as 15h do dia 2 de agosto, a fim de que a categoria delibere sobre a deflagração do que pode vir a se concretizar como a primeira greve dos Delegados Federais na história da instituição.

No Paraná, a Superintendência Regional da PF está localizada no bairro Santa Cândida, em Curitiba. Há delegacias no Aeroporto Internacional Afonso Pena (São José dos Pinhais), Guarapuava, Londrina, Maringá, Paranaguá, Ponta Grossa, Foz do Iguaçu, Guaíra e Cascavel.