A Polícia Militar vai reforçar a segurança na região Central de Curitiba neste domingo (31), dia em que estão marcadas três manifestações na Capital. As manifestações vão desde as promovidas pelos grupos que querem o impeachment da presidente Dilma Rousseff e contra a corrupção, o fora Temer, promovido por centrais sindicais. Os atos estão marcados para a Praça Santos Andrade, Rui Barbosa e 19 de Dezembro.

O 12º Batalhão de Polícia Militar (12º BPM), pertencente ao 1º Comando Regional da PM (1º CRPM), fez uma reunião com integrantes de movimentos sociais para definir questões de segurança para o manifesto programado para a Santos Andrade. O batalhão é responsável pelo policiamento na região e está planejando um esquema de segurança em conjunto com outras unidades da PM.

O compromisso da Polícia Militar do Paraná é com a preservação da integridade física das pessoas que irão se manifestar e exercer seu direito de cidadania. Esta reunião foi justamente para definir com as lideranças que a concentração será na Praça Santos de Andrade, a partir das 12 horas. Em seguida, a partir das 14 horas, haverá um deslocamento pela Rua João Negrão e Marechal Deodoro até a Boca Maldita com encerramento previsto para às 17 horas, explica o Comandante do 12º BPM, tenente-coronel Antônio Zanatta Neto.

De acordo com o Oficial da PM, todas as unidades da capital subordinadas ao 1º CRPM, atuarão no esquema de segurança, algumas ficarão de prontidão para caso necessite de uma intervenção. A ação contará com o apoio do 13º BPM, 20º BPM, 23º BPM, Regimento de Polícia Montada (RPMon), Batalhão de Operações Especiais (BOPE), Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) e o Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA).

Ainda segundo o Comandante do 12º BPM, outras duas manifestações estão previstas para este dia. Teremos uma na Praça Rui Barbosa que será coordenada pela CUT e o PT e outra na Praça 19 de Dezembro. Mas garantimos à população que a PM estará presente, inclusive com os policiais do Serviço Velado, afirma.