O Paraná Clube precisa de 35 pontos no segundo turno da Série B para ter chances reais de subir à primeira divisão em 2016. Ou seja, precisa repetir o que o vice-líder Ceará fez no primeiro turno – o time nordestino fez 35 pontos nas 19 primeiras rodadas, com 10 vitórias, 5 empates e 4 derrotas.

Se somar esses 35, o Paraná chega a 61 pontos. A média de pontuação do quarto colocado da Série B é de 61,8 pontos. Os quatro primeiros lugares sobem para a primeira divisão nacional.

No primeiro turno, o time paranaense somou 26 pontos em 19 jogos (aproveitamento de 45% dos pontos disputados). Para somar mais 35 pontos, precisaria de aproveitamento de 61% no segundo turno.

Conforme a combinação de resultados, é possível que o Paraná precise de 62 ou até 66 pontos para subir. No entanto, o Vitória, em 2007, conseguiu o acesso com 59 pontos – foi a equipe a subir com a pior pontuação.

O site Chancedegol calcula que o Paraná tem 3,5% de chances de subir em 2016 e 7% de risco de rebaixamento. Para chegar a esses números, o site considera o grau de dificuldade de cada partida restante na competição, além da combinação de resultados. A dificuldade é determinada pela força de cada equipe como mandante e visitante, considerando os resultados dos últimos 12 meses.

Há cinco jogos sem vencer, o Paraná terá uma pausa de duas semanas para se reencontrar na Série B. O time só volta a jogar em 19 de agosto, contra o Brasil-RS, na Vila Capanema.