A capital do Uruguai, é uma cidade extremamente charmosa e acolhedora. Boa de visitar. Chegando ao Aeroporto Internacional de Carrasco já é possível perceber a simpatia e a educação dos nossos vizinhos do Sul. Para ir ao hotel pode pegar um taxi sem medo — lá as tarifas não são abusivas.

Para se hospedar em Montevidéu existem muitas opções: dos hotéis mais tradicionais (e antigos) como o bem localizado Hotel Embajador (www.hotelembajador.com.uy), ou hospedagem numa grande rede, como no Hotel Four Points by Sheraton (www.four points.com/montevideo) que também é bem central e fica do lado da prefeitura de Montevidéu. As tarifas variam de acordo com a temporada, mas a média da diária é U$120 (4 estrelas).

A capital uruguaia é o paraíso para quem aprecia uma boa carne. Um dos locais mais visitados é o Mercado del Puerto, centro gastronômico situado num antigo mercado de ferro de 1868. Lá existem dezenas de quiosques que servem churrascos – todos eles feitos em churrasqueiras que não utilizam carvão, e sim lenha selecionada que, ao virar brasa, dá outro sabor a carne. Entre tantas opções… não arrisque: vá ao tradicional e sensacional El Palenque (www.elpalenque.com.uy/portugues%20montevideo/montevideo.htm) peça um Super Baby Palenque (carne extremamente macia), um cordero, um entrecot e um queso parrillero (provolone assado na grelha, dentro de uma mini frigideira). Para acompanhar um vinho Tannat uruguaio.

Após o almoço faça uma caminhada pela Ciudad Vieja – que tem o ótimo museu Torres García (Peatonal Sarandí 683) com obras do famoso artista plástico uruguaio. Outra pedida é caminhar na Rambla, o calçadão que fica ao lado do Rio da Prata (o mar de Montevidéu) ou, se preferir, andar pela Avenida 18 de Julio – que começa na Plaza Independência (que tem um Memorial para Jose Artigas – herói do Uruguai). A partir da Praça a avenida é possui várias lojas e riqueza arquitetônica de seus edifícios como Palácio Salvo, Palácio Santos e a Universidade da República. Para os amantes da arquitetura é um passeio que envolve maravilhosas expressões do Art Decó.

A gastronomia uruguaia oferece opções saborosas para todos os bolsos. Para quem quer fazer apenas um lanchinho para enganar a fome, a melhor opção é a rede de fast-food La Pasiva, que tem um dos melhores cachorros-quentes do mundo! que eles chamam de frankfurters, e pode (e deve) ser acompanhado por uma mostarda de fabricação própria.

Há também uma culinária gourmet bastante sofisticada. Uma das melhores pedidas – principalmente no jantar – é o Francis (http://francis.com.uy/fc/), um restaurante diferenciado e com um menu sensacional. O preço é justo pela qualidade dos pratos: entre eles o provolone recheado com presunto de Parma ou o Bife Ancho… mas ainda existem várias opções de risotos, frutos do mar e até sushi. Um detalhe: ao contrário do Brasil, no Uruguai o couvert não é opcional. Você paga aceitando ou não os pãezinhos e as pastas. Nesse restaurante é bom reservar antes para não ter surpresas- tel: 2711-8603 ou francis@francis .com.uy.

Para as compras há opções para todos os perfis de consumidor. Um dos melhores shoppings é o Montevideo Shopping, em Pocitos – lá, além das lojas de grifes, tem também as lojas de rede do Uruguai (TaTa, Parisien, e a ótima Manos de Uruguay) com produtos que a gente não encontra no Brasil, além do supermercado Tienda Inglesa que é bem variado e dá para comprar vinhos e doce de leite com preço mais em conta.

Finalmente o programa de domingo… a Feira de Tristán Narvaja. Uma dica é do tipo ame ou odeie. Essa é a maior e mais popular feira de Montevidéu que ocorre aos domingos de manhã, na rua Tristán Narvaja. É um dos típicos passeios da cidade. A oferta de artigos é tão vasta e rica quanto extravagante. Você pode comprar o tradicional macarrão para o almoço de domingo, livros, vinis, antiguidades, blusão de lã, pneu de carro, móveis… ou simplesmente sentar numa mesa de bar, pedir uma Zilertal (a melhor cerveja do Uruguai) bem gelada e observar o povo passeando.



A rede oferece boas opções para o feriado

FERIADO EM FOZ DO IGUAÇU
O feriadão de 7 de setembro, que para os curitibanos ainda inclui o dia 8 de setembro (dedicado à padroeira da capital paranaense), pode ser de muita diversão e descanso em Foz do Iguaçu. A Rede Mabu (www.hoteismabu.com.br) oferece na cidade duas opções para os viajantes – cada uma adaptada ao objetivo da viagem – com conforto, hospitalidade e diversas atividades para toda a família.

No Mabu Thermas Grand Resort (Rodovia das Cataratas, Km 3,2 – Foz do Iguaçu. Telefone: 45 3521 2000), de 6 a 11 de setembro, as diárias são a partir de R$ 280 por pessoa mais 5% de ISS, com o mínimo de três noites, em apartamento duplo da categoria master – com café da manhã no restaurante incluso. O resort ainda oferece cortesia para duas crianças até oito anos de idade no mesmo apartamento dos pais (mediante disponibilidade e capacidade do apartamento). O resort tem uma completa estrutura de lazer para toda a família, como diversões ao ar livre, pesca esportiva, a Turma do Sitio do Pocapau Amarelo, uma área com SPA, entre outras atrações exclusivas.

No Mabu Interludium (Rua Cosmoética, 1761 – Cognópolis – Foz do Iguaçu telefone: 45 3132-2000), de 7 a 11 de setembro, as diárias são a partir de R$ 143 por pessoa mais 5% de ISS, com o mínimo de duas noites, em apartamento duplo da categoria master – com café da manhã no restaurante incluso. O hotel oferece cortesia para uma criança até 11 anos de idade no mesmo apartamento dos pais (mediante disponibilidade). A promoção não é válida para eventos, congressos e grupos acima de dez apartamentos. Além de conhecer as maravilhas da cidade de Foz do Iguaçu, considerada um dos destinos mais procurados no Brasil, no Mabu Interludium os hóspedes também têm convívio direto com a natureza e podem curtir spa, piscinas adulto e infantil, brinquedoteca, fitness center e trilha ecológica – com um trajeto de 2.060 metros de trilha, em torno de 30 minutos de caminhada.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *******