O Paraná Clube ampliou sua crise nessa sexta-feira (dia 19) à noite. O time jogou na Vila Capanema pela 20ª rodada da Série B e perdeu por 2 a 0 para o Brasil de Pelotas-RS. Com o resultado, o time paranaense ficou em 11º lugar, com 26 pontos – sete pontos abaixo do G4 e seis acima da zona de rebaixamento. O time gaúcho está na 5ª colocação, com 33 pontos.

O resultado também ampliou um jejum do Paraná, que completou seis jogos sem vencer. O Brasil agora soma cinco partidas seguidas sem derrotas.

O placar comprova a fragilidade do Paraná em casa. Como mandante, tem três vitórias, cinco empates e duas derrota – sete gols marcados e seis sofridos.

Na partida, o Paraná estreou dois reforços: o atacate Fernando Karanga (que foi titular) e o meia Cristian (que entrou no segundo tempo). Ambos tiveram um desempenho apático, assim como o restante da equipe. O único destaque positivo do time foi o goleiro Marcos, com duas boas defesas.

O Paraná teve a chance de empatar – e até virar o placar – nos minutos finais. Lúcio Flávio perdeu um pênalti aos 38 minutos do 2º tempo. Ele ainda chutou duas bolas na trave – uma aos 42 e aos 45.

ARBITRAGEM
Lance polêmico aos 17 do 1º. Robson sofreu falta no bico da área. O árbitro marcou falta fora da área. O Paraná pediu pênalti. Lance polêmico. Aos 35 do 2º, outro pênalti não marcado para o Paraná. Diogo Oliveira deu carrinho e cortou cruzamento com o braço. O árbitro marcou escanteio.

TÉCNICO
Esse foi o 11º jogo do técnico Marcelo Martelotte no Paraná. Ele soma agora 3 vitórias, 4 empates e 4 derrotas – aproveitamento de 39,4% dos pontos. O técnico anterior, Claudinei Oliveira, teve desempenho superior nos 8 jogos na Série B 2016, somando 41,7% dos pontos.

ESCALAÇÃO
O Paraná não tinha Leandro Tavares, Jean, Leandro Silva e Henrique Gelain. A novidade era a estreia do centroavante Fernando Karanga e a improvisação do zagueiro Pitty na lateral-direita. O técnico Marcelo Martelotte manteve o esquema tático 4-2-3-1. A linha de três tinha Nadson centralizado e dois velocistas pelos lados do campo (Henrique e Robson).

O Brasil não tinha o lateral-esquerdo Marlon, suspenso. O jogador é o líder do time em assistências, com quatro passes para gols.

PRIMEIRO TEMPO
O Brasil mostrou mais organização tática e melhor marcação desde o início. O Paraná avançava, mas não criava. O time gaúcho era perigoso nas jogadas de velocidade pela esquerda, em cima de Pitty. A jogada deu resultado já aos 25 minutos, quando Elias cruzou e Ramon chutou, fazendo 1 a 0. O Paraná não teve força e organização para reagir.

SEGUNDO TEMPO
O Paraná seguiu fraco na marcação e previsível no ataque. Aos 9, o Brasil fez 2 a 0, em cobrança de escanteio de Brock e cabeceio de Felipe Garcia. Aos 13, Martelotte tirou Pitty e Henrique, para as entradas do volante Claudevan e do meia Cristian, 36 anos, que fez sua reestreia pelo clube. As substituições tiveram pouco efeito. Aos 32, saiu Nadson e entrou Lúcio Flávio. O Paraná partiu com tudo para o ataque e sufocou o Brasil. Aos 38, Lúcio Flávio foi derrubado na área. Pênalti. Ele mesmo bateu e Martini defendeu. Lúcio Flávio teve mais duas chances ainda, dentro da área, e acertou a trave nas duas ocasiões.

ESTATÍSTICAS
O Paraná teve 67% de posse de bola, 20 finalizações (7 certas), 90% de precisão nos passes e 7 escanteios. O Brasil somou 12 finalizações (6 certas), 72% nos passes e 6 escanteios. Os dados são do Footstats.

PARANÁ 0 x 2 BRASIL
Paraná: Marcos; Pitty (Claudevan), Leonardo, Alisson e Rafael Carioca; Uchoa, Murilo Rangel, Henrique (Cristian), Nadson (Lúcio Flávio) e Robson; Karanga. Técnico: Marcelo Martelotte
Brasil: Eduardo Martini; Weldinho, Leandro Camilo, Teco e Brock; Leandro Leite, Washington, Diogo Oliveira (Clebson), Felipe Garcia e Elias (Nem); Ramon (Gustavo Papa). Técnico: Rogério Zimmermann
Gols: Ramon (25-1º) e Felipe Garcia (9-2º)
Cartões amarelos: Karanga, Cristian (P).
Árbitro: Bruno Rezende Silva (GO)
Público: 1.269 pagantes (2.077 total)
Renda: R$ 20.507,55
Local: Vila Capanema

PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo
14 – Cruzamento rasteiro. Henrique chuta no zagueiro. Murilo Rangel pega o rebote na meia-lua e chuta para fora.
16 – Escanteio. Teco cabeceia perto, sobre o gol.
17 – Robson sofre falta no bico da área. O árbitro marca falta. O Paraná pede pênalti. Lance polêmico.
25 – Gol do Brasil. Elias cruza rasteiro. Ramon chuta no canto.
45 – Falta na direita. Murilo Rangel cruza. Leonardo cabeceia. A zaga bloqueia.

Segundo tempo
3 – Diogo Oliveira passa por Pitty, invade a área e rola para Elias, dentro da área. Ele chuta no ângulo. Marcos salva.
9 – Gol do Brasil. Escanteio. Brock cobra escanteio. Felipe Garcia cabeceia sozinho na primeira trave.
19 – Diogo Oliveira solta a bomba de longe. Marcos espalma para escanteio.
35 – Diogo Oliveira corta cruzamento com o braço. Pênalti. O árbitro nada marca.
38 – Lúcio Flávio sofre pênalti. Ele mesmo cobra com um chute sem muita força, tentando o canto. Martini espalma.
40 – Karanga recebe na área, gira e chuta na rede, pelo lado de fora.
42 – Falta. Murilo Rangel joga para a área. Lúcio Flávio chuta na trave.
45 – Lúcio Flávio recebe na área, gira e chuta. A bola desvia no goleiro e toca na trave.