A Olimpíada acabou, mas deixa como legado para o Rio de Janeiro um novo cartão postal. Ao longo de 17 dias, o clima na região portuária no Rio de Janeiro foi de celebração na nova área da cidade, que recebeu o maior live site da história dos Jogos Olímpicos. O sucesso do evento foi tão grande que Boulevard Olímpico acabou virando o nome do local. É muito gratificante ver, após meses de trabalho, que a população e os turistas se divertiram com as atrações e torceram a cada disputa nos telões espalhados pelos 3 quilômetros do evento. A ótima receptividade do público foi o melhor reconhecimento que podíamos ter. Ninguém saiu daqui sem uma foto da Pira do povo, escultura do americano Anthony Howe, e do mural Etnias, de Eduardo Kobra, que entrou para o Guinness World Records como o maior mural de grafite do mundo. Estas duas obras de arte ficam de legado para a cidade, conta Antonio Pedro Figueira de Mello, Secretário Especial de Turismo.

O Boulevard Olímpico, uma realização da Prefeitura do Rio, transmitiu as principais competições esportivas e promoveu eventos diversos a todos os cariocas e turistas. Durante o período da Rio 2016, o Boulevard Olímpico contou com três espaços montados pela cidade: o maior deles aconteceu no Porto Maravilha; outro no Parque Madureira, na Zona Norte do Rio de Janeiro, e o terceiro no Centro Esportivo Miécimo da Silva. Ao todo, entre 5 e 21 de agosto, o Boulevard Olímpico (somando Porto Maravilha, Madureira e Miécimo) recebeu cerca de 4 milhões de pessoas e firmou-se como o maior evento público já realizado na história dos Jogos.

Batizado de xodó dos cariocas, o Boulevard Olímpico virou ponto de encontro da diversão e ficou no topo da lista de pontos turísticos da cidade mais visitados no período dos Jogos*. Da Praça XV até a Av Rodrigues Alves, passando pela novíssima Orla Conde e pela revitalizada Praça Mauá, a cada passo o público interagia com os artistas de rua, aproveitava o cenário para sessões de fotos, acompanhava as disputas nos seis telões de alta definição e curtia os shows dos três palcos instalados.

Nos telões exibimos mais de 100 horas de transmissões esportivas. A vibração da torcida na emocionante vitória do Brasil contra a Alemanha, o silêncio de segundos para ver o fenômeno Usain Bolt, os gritos de Brasil a cada medalha deram o clima das grandes arenas ao Boulevard, conta Gaetano Lops, diretor geral da Gael Comunicação, agência de Live Marketing responsável pela criação e organização do evento.

O sucesso foi tão grande que a Prefeitura do Rio decidiu manter atrações no Boulevard Olímpico do Porto mesmo no período de recesso entre o final da Olímpiada e o início da Paralimpíada. Quem visitar o local entre 22 de agosto e 6 de setembro encontrará diversos artistas de rua, poderá aproveitar as comidinhas dos food truckse bares e ver a galeria de arte urbana que a Av. Rodrigues Alves virou. O Balão Panorâmico Skol está de volta desde terça-feira, e o público poderá subir a 150 metros de altura para conhecer o Centro do Rio de um outro ângulo. E a Casa Brasil continuará funcionando nesse período pré-Paralimpíada entre 14h e 20h.

NÚMEROS OLÍMPICOS

– Mais de 100 horas de transmissão esportivas nos telões
– 110 horas de atrações musicais em todos os palcos
– 904 artistas de rua, entre atores, malabaristas, mímicos, dançarinos e músicos
– 250 mil produtos vendidos nos cerca de 50 food trucks
– 500 mil litros de bebidas consumidas
– 1 tonelada de fogos de artifício


Pedro Kirilos/Riotur/divulgação
Praia de Botafogo

TURISMO EM ALTA NA CIDADE DOS JOGOS
Os Jogos Olímpicos também foram um sucesso no quesito turismo. Segundo levantamento da Riotur, 1,17 milhão de turistas visitaram a cidade em agosto deste ano, sendo 410 mil deles estrangeiros – e eles gastaram, em média, R$ 424,62 por dia na cidade. A maior parte veio dos Estados Unidos (17%), Argentina (12%) e Alemanha (7%). Foram 760 mil visitantes brasileiros, com gasto médio diário de R$ 310,42 por pessoa. A maioria veio de São Paulo (43%), Rio Grande do Sul (9%) e Minas Gerais (7%). Os dados foram apresentados hoje pelo prefeito Eduardo Paes, em coletiva de balanço realizada no Rio Media Center.

Segundo a ABIH/RJ, a hotelaria carioca teve ocupação de 94%. Em um mês de agosto regular, este índice fica, em média, em torno de 65%. O Píer Mauá registrou o desembarque de 30 mil passageiros no período – dois navios e dois dos maiores mega iates do mundo estiveram ancorados ali. Segundo números do SindRio, Sindicato dos Hotéis, Bares e Restaurantes da cidade, a Olimpíada também alavancou o movimento dos estabelecimentos de alimentação e bebidas. Pontos turísticos tradicionais também comemoram o acréscimo de 30% na movimentação do mês, se comparado a agosto de 2015 – a média foi registrada tanto no Cristo Redentor quanto no Pão de Açúcar.

Foram sete anos de preparação, dedicação e empenho para fazermos da Rio2016 uma experiência enriquecedora e inesquecível para o turista. Estamos muito felizes com o resultado de forma geral e com a aprovação apuradas nas pesquisas, e ainda mais motivados para os Jogos Paralímpicos e demais eventos que teremos pela frente – afirma Antonio Pedro Figueira de Mello, secretário de Turismo.


NOTA

Reveillon paradisíaco
One&Only Le Saint Géran, idílico e lendário resort na costa das Ilhas Maurício, anuncia planos de renovação. O resort fechará em fevereiro de 2017 para uma grande reforma e ressurgirá no final de 2017, com novas experiências e ambientes a serem revelados, porém mantendo o que os hóspedes mais amam – a privacidade e exclusividade de sua península particular e os apartamentos de frente para o mar, algo diferente de qualquer outro resort nas Ilhas Maurício. Antes de fechar para reformas o resort oferece um pacote especial de final de ano com uma promoção especial durante os feriados de 17 de Dezembro a 3 de Janeiro de 2017: 20% de desconto, para reservas até 1 de Outubro de 2016. Para reservas e mais informações, visite oneandonlylesaintgeran.com

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