Mesmo sem o lesionado Lionel Messi, o Barcelona contou com dois gols do brasileiro Neymar para golear o Sporting Gijón por 5 a 0, fora de casa, neste sábado (24), no estádio El Molinón, em jogo válido pela sexta rodada do Campeonato Espanhol. Suárez, Rafinha e Arda Turan fizeram os outros gols do confronto. Com o resultado, o time catalão chegou aos mesmos 13 pontos do líder Real Madrid, que visita o Las Palmas, ainda hoje, às 15h45. Já o Sporting Gijón estacionou nos sete pontos e ocupa uma posição intermediária na tabela.

Na próxima rodada, dia 2 de outubro, o Barça volta a jogar longe do Camp Nou e enfrenta o Celta de Vigo, enquanto o Gijón também atua fora de seus domínios para encarar o La Coruña, um dia antes. Com alguns desfalques no meio de campo e no ataque, o técnico Luis Enrique escalou o meia brasileiro Rafinha, campeão olímpico no Rio, o português André Gomes e o turco Arda Turan. Iniesta e Rakitic começaram o duelo no banco de reservas. Neymar foi titular e se destacou na parte final do jogo com dois gols – um deles, um golaço.

Na zaga, por opção, o treinador colocou Mathieu e Digne, enquanto Mascherano e Alba ficaram entre os suplentes.

O Barcelona não contou com seu principal jogador contra o Sporting Gijón. O argentino Lionel Messi sofreu uma lesão muscular na última quarta-feira (21), na partida diante do Atlético de Madri, e deve ficar afastado dos gramados por, pelo menos, três semanas. Inclusive, ele também vai desfalcar a seleção argentina nas Eliminatórias da Copa.

Ex-jogador do Barcelona, o lateral direito Douglas começou no banco de reservas do Sporting Gijón e entrou a 15 minutos do fim da partida. Em seu primeiro lance, ele pisou na bola e caiu no chão. Depois, redimiu-se ao colocar a bola entre as pernas de Digne. O brasileiro chegou a perder um treinamento durante a semana por lesionar o glúteo ao dormir de mau jeito no ônibus. Sem deixar saudades na Catalunha, o atleta custou R$ 38 mil por minuto jogado no Barça, segundo um levantamento feito pelo jornal Marca.

Mesmo com alguns desfalques, o Barcelona dominou a primeira etapa, embora o Sporting Gijón tenha incomodado um pouco nos minutos iniciais. A equipe catalã não chegou a pressionar o rival, mas bastou uma escapada rápida para Suárez colocar o Barça em vantagem. Ele recebeu a bola em velocidade, driblou o goleiro e chutou para a meta vazia: 1 a 0. Minutos depois, Neymar serviu Sergi Roberto na direita. O laterla cruzou e Rafinha, de cabeça, ampliou a vantagem dos visitantes.

Ambos os times protagonizaram lances mais ríspidos no segundo tempo, mas o Barça conseguiu transformar a vitória em goleada. Lillo, por exemplo, deu uma cotovelada na cara de Arda Duran, porém o árbitro Del Cerro Grande não advertiu o atleta com cartão. Depois foi a vez de Suárez se estranhar com Amorebieta.

Na tentativa de mudar o panorama da partida, o técnico Abelardo Fernández colocou Castro e Ndi nos lugares de Cop e Moi. Pelo Barcelona, Luis Enrique também modificou a equipe com as entradas de Denis Suárez e Alcácer. Após perder Lora por expulsão, o treinador do Sporting Gijón pôs o lateral Douglas, mas, logo no primeiro lance, o brasileiro caiu no chão depois de pisar na bola. Ele ainda teve tempo de se redimir e colocar a bola entre as pernas de Digne.

Então, o craque brasileiro Neymar resolveu aparecer. Primeiro, ele pegou um rebote, driblou o goleiro Cuéllar com peito e marcou um golaço: 3 a 0. Logo na sequência, o turco Arda Turan também deixou o seu. Ainda deu tempo de Neymar definir o resultado com um chute cruzado de esquerda: 5 a 0.