O novo técnico do Paraná Clube, Roberto Fernandes, já enfrentou um rebaixamento na temporada 2016. Caiu com o Capivariano para a segunda divisão do Campeonato Paulista. Na primeira divisão da competição, ele assumiu o clube na quinta rodada, quando a equipe já somava um empate e três derrotas. Nas rodadas seguintes, Fernandes somou duas vitórias, três empates e seis derrotas, aproveitamento de 27% dos pontos disputados. O time terminou em penúltimo lugar e acabou rebaixado.

Em seguida, em julho, Roberto Fernandes foi contratado pelo Confiança-SE, para a disputa da Série C do Campeonato Brasileiro. Chegou na 9ª rodada, quando o time tinha uma vitória, quatro empates e quatro derrotas. Em seguida, somou quatro vitórias, três empates e duas derrotas e conseguiu terminar em 7º lugar entre os 10 clubes do Grupo A da terceira divisão nacional.

Em 2015, o treinador também trabalhou na Série C, comandando o América de Natal-RN, que terminou a competição em 9º lugar.

Fernandes passou a maior parte da carreira em clubes de divisões inferiores. Seus únicos títulso são o Potiguar de 2012 e 2015, pelo América-RN, e o Paraense de 2014, pelo Remo.

O Paraná será o 28º clube da carreira do técnico Roberto Fernandes, iniciada em 1997. Antes, ele passou por Confiança, Capivariano, América-RN, Remo, ABC, Guaratinguetá, Paysandu, Náutico, Atlético-GO, Brasiliense, Fortaleza, Figueirense, Atlético-PR, Ituano, Ceilândia, Santo André, Vila Nova, Anapolina, Ceará, Londrina, Linense, Primavera, Osan-SP, Flamengo-PE, Unibol Pernambuco, Surubim e Ferroviário do Cabo.