Para ressaltar a importância da doação de órgãos, a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), em parceria com o Grupo RÁI — um dos maiores grupos independentes de comunicação do Brasil —, lança a campanha para o Dia Mundial da Doação de Órgãos, celebrado nesta terça-feira (27).

Com o tema ‘Vozes da Espera’, a ação destaca um viés pouco abordado sobre a doação de órgãos ao ressaltar a angústia que é aguardar o novo órgão para o transplante. De acordo com o presidente da ABTO, Roberto Manfro, a doação de órgãos ainda é um tabu no Brasil. Neste ano, mais de 40% das famílias não consentiram com a doação dos órgãos de seus familiares com morte encefálica. Isso significa que mais de 3 mil transplantes não foram feitos no país, explica.

A iniciativa visa desmistificar a doação de órgãos. A falta de informação, a recusa familiar ou questões religiosas estão entre os fatores responsáveis pela demora do transplante. São Paulo é o estado com mais doadores, mas, proporcionalmente, Santa Catarina, seguido por Paraná e Rio Grande do Sul têm mais cadastrados.