O Paraná Clube tentará derrubar um jejum de 25 anos em Joinville, no próximo sábado, na partida pela 31ª rodada da Série B. O time não vence fora de casa o Joinville desde 1991. Naquele ano, ganhou por 4 a 0, pela 12ª rodada da 1ª fase da segunda divisão nacional.

Depois daquele confronto, os dois times se enfrentaram outras cinco vezes em Santa Catarina. E todas as partidas terminaram com vitória do Joinville. Em 2000, 3 a 0 pelo Campeonato Brasileiro (chamado de Copa João Havelange naquele ano). Em 2001, pela Copa Sul-Minas, derrota por 3 a 2. Em 2012, 2013 e 2014, em jogos pela Série B, o Paraná perdeu por 3 a 1, 1 a 0 e 3 a 0, respectivamente.

Se o histórico preocupa, o momento atual é favorável ao Paraná. O Joinville é o pior mandante da Série B, com duas vitórias, nove empates e quatro derrotas em casa. O Paraná é o 13º visitante, com três vitórias, quatro empates e oito derrotas.

Para o confronto de sábado, o técnico Roberto Fernandes não terá sete jogadores. Dois estão em recuperação no departamento médico: o zagueiro Leonardo e o atacante Henrique. Outros cinco estão suspensos: o goleiro Marcos, o lateral/meia Diego Tavares, o zagueiro Pitty, o lateral/zagueiro/volante Leandro Silva e o centroavante Karanga.

Uma provável escalação para o próximo jogo, mantendo o esquema tático 4-2-3-1 que vem sendo usado por Fernandes, é Wendell; Lucas Taylor (Jhonny), João Paulo, Alisson e Rafael Carioca; Wellington Reis, Murilo Rangel, Valber, Nadson e Guilherme Queiroz; Lúcio Flávio.