A Fundação Escola do Ministério Público do Paraná (Fempar) está com inscrições abertas para o curso de pós-graduação lato sensu (especialização) Ministério Público – Estado Democrático de Direito e para Atualização em Direito, que serão ofertados em Curitiba, em 2017. Da pós-graduação poderão participar bacharéis em Direito, em especial os que buscam especialização ou preparação para ingresso na carreira do MP. Já a atualização pode ser cursada também por estudantes do último ano de Direito. As aulas terão início no dia 6 de fevereiro.

Os dois cursos têm como disciplinas: Direito Civil, Direito Processual Civil, Direito Penal, Direito Processual Penal, Investigação Criminal, Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Eleitoral, Legislação do Ministério Público, Direitos Humanos, Direitos da Criança e do Adolescente, Direito da Pessoa com Deficiência, Direito dos Idosos, Direito Ambiental, Habitação e Urbanismo, Direito à Educação, Direito Sanitário, Atuação Extrajudicial, Processo Coletivo, Controle da Administração Pública e Execução no Processo Coletivo. A pós-graduação tem o acréscimo de Metodologia da Pesquisa Científica.

Atividades extras – Além das disciplinas curriculares, a Fempar realiza, ao longo do ano letivo, minicursos, seminários e palestras com a proposta de pluralizar o desenvolvimento intelectual dos estudantes. Tais eventos trazem discussões específicas e aprofundadas sobre questões jurídicas, além de temas ligados a história, política, sociologia e outras áreas do saber. Somadas ao conteúdo da grade curricular, as atividades extras buscam estimular a visão crítica e a sensibilidade diante da realidade social por meio de experiências práticas e aprofundamentos teóricos.

Carga horária – Com a conclusão das aulas previstas para o dia 6 de dezembro de 2017, o curso de pós-graduação tem carga horária total de 450 horas, sendo 360 horas de aulas presenciais, 30 de atividades complementares e 60 para elaboração orientada de monografia. O aluno tem prazo até 28 de maio de 2018 para entrega da monografia. O curso é ofertado em dois períodos: manhã (das 8h30 às 11h45) e noite (das 19 horas às 22h15), com aulas de segunda a quarta-feira.

O curso de Atualização em Direito também acontece nos mesmos horários e períodos do curso de pós-graduação. A carga horária, entretanto, é menor, de 360 horas (333 horas de aulas e 27 de atividades complementares).

Mais informações podem ser obtidas na página da Fempar ou pelo telefone (41) 3222-0006.