Entre os dias 20 e 28 de outubro, Curitiba se transformará na capital do cinema com o início do Festival de Cinema da Bienal Internacional de Curitiba (FICBIC), que vai apresentar dezenas de curtas, longas e documentários inéditos que fazem um recorte significativo do cinema atual. Diversos espaços recebem a mostra, entre eles, as salas do Espaço Itaú de Cinema, no Shopping Crystal.

A obra cinematográfica de abertura do FICBIC será o inédito Fogo no Mar, documentário franco-italiano do diretor Gianfranco Rossi, vencedor do Urso de Ouro do Festival de Berlin 2015, que será exibido simultaneamente em três salas do Espaço Itaú nesta quinta-feira, a partir das 20 horas.

O tema do Festival deste ano, escolhido pelos curadores, é Convergências e Subjetividades, considerando, pelo enfoque convergente, filmes que dialogam com outras mídias ou que inserem recursos estéticos e narrativos ficcionais em documentários.

Na mostra Panorama do Cinema Brasileiro, os curadores selecionaram obras autorais de cineastas de várias gerações, como os veteranos Domingos de Oliveira, Julio Bressame e Ruy Guerra e o curitibano Guilherme Weber, que estreia na direção cinematográfica com Deserto, ganhador do prêmio de melhor direção de arte no último Festival de Brasília do Cinema Brasileiro.

A sessão do dia 26, às 19 horas, será seguida de um bate-papo com a presença de Guilherme Weber, no Espaço Itaú de Cinema.

Mais informações nos sites www.shoppingcrystal. com.br e www.bienaldecuritiba.com.br/2016/cinema. O Espaço Itaú de Cinema fica no Shopping Crystal (Rua Comendador Araújo (nº 731 – Batel).