Alunos de duas turmas de 5ª série da Escola Municipal CEI Prof. Nair de Macedo participaram na manhã desta quinta-feira (20), na Urbs, de mais uma rodada do projeto Cidadania Jovem, em que crianças da rede municipal de ensino conhecem como funciona o transporte coletivo. O projeto foi iniciado em 2014 com objetivo de conscientizar futuros usuários e incentivar práticas de cidadania, como o cuidado permanente com os bens públicos.  

Curiosos e mostrando muito interesse pelo assunto, os 61 estudantes do Nair de Macedo participaram da cerimônia de hasteamento das bandeiras seguida de uma palestra sobre transporte e, depois de um lanche, uma visita ao Centro de Controle Operacional (CCO) da Urbs.

Acompanhar as imagens em tempo real e conhecer mais detalhes do funcionamento do cartão transporte foram os destaques da experiência para Maria Luz Padilha, de 11 anos. Gostei muito de saber tudo isso e também das novidades de tecnologia, afirmou. Durante a visita, Maria descobriu que os novos ônibus de Curitiba terão que ter wi-fi, tomadas para carregar celular e entradas USB para equipamentos eletrônicos.

O que também a impressionou foram ações de vandalismo que viu na tela da apresentação. É horrível, não sei como alguém pode fazer uma coisa dessas, afirmou Maria Luiza, indignada, diante de imagens de estações-tubo depredadas, vidros riscados e equipamentos quebrados. Mas gostei de saber que dá pra chamar a polícia também, afirmou.

Enzo Eduardo Gonçalves Ferreira, de 10 anos, aluno do 5º ano B, aproveitou o intervalo do lanche para conhecer um pouco mais do sistema. Junto com alguns amigos, conferiu os detalhes em uma das maquetes que mostram biarticulados nas estações. Acho que foi feito antes do Ligeirão, concluiu, ao ver dois biarticulados parados na estação. Aqui ainda não passava um ônibus no meio, explicou ao colega.

A ultrapassagem de biarticulados é viabilizada com alargamento das canaletas, o que já existe nas avenidas Marechal Floriano, Sete de Setembro, João Gualberto e Paraná. Já com recursos aprovados pelo governo federal, o próximo Ligeirão vai circular no eixo Leste/Oeste. A primeira etapa das obras – entre a CIC e o terminal Campo Comprido – já foi licitada.

Eu gostei muito, mas muito mesmo. É bom saber coisas novas, disse Enzo. E olha só, a gente vai ter conexão com USB, completou o colega Gabriel dos Santos Stoniacki, deixando claro que pretende ser um usuário consciente. Não dá para deixar estragarem com vandalismo, afirma.

A professora Tatiana de Souza, que acompanhou uma das turmas, destaca a importância do projeto, desenvolvido em parceria pela Urbs e Secretaria Municipal da Educação. É um trabalho de conscientização sobre o cuidado que precisamos ter com o patrimônio público e a importância da participação da sociedade na preservação deste patrimônio; além de destacar a importância do ônibus na mobilidade urbana, disse.

 

Mais alunos

Até o fim do ano, 2 mil crianças participarão da programação do Cidadania Jovem – Informar para formar. Os encontros acontecem ao longo do ano letivo – e a última etapa do ano será realizada em novembro.

Além das turmas de 5º ano das escolas municipais, o projeto incorporou no ano passado também jovens e adolescentes do Instituto Federal do Paraná. A programação prevê, para os próximos anos, a inclusão de crianças de escolas particulares que se mostrem interessadas.

Ao longo da programação, as crianças são informadas de como funciona o sistema, os tipos de ônibus em cada linha, o significado da integração e a importância do ônibus no dia a dia de milhares de cidadãos.

Durante as apresentações, fotos, vídeos e imagens do Centro de Controle Operacional mostram às crianças o que acontece quando uma estação ou um ônibus são depredados. A falta de vidros, catracas e validadores quebrados exigem reparos que custam caro, atrasam a operação e prejudicam os passageiros. Normalmente, as crianças se mostram indignadas ou consternadas ao ver imagens de depredação e vandalismo.

Normalmente, o aprendizado não termina na visita à Urbs porque o assunto acaba fazendo parte de atividades escolares, como textos, ilustrações, representações, além naturalmente de ser o assunto das conversas no retorno para a escola.

Os encontros do Cidadania Jovem acontecem mensalmente ao longo do ano letivo, cada vez com uma escola diferente.