CURITIBA, PR (FOLHAPRESS) – Uma pesquisa do Ibope divulgada nesta sexta (21) em Curitiba mostra empate técnico, no limite da margem de erro, entre os candidatos à prefeitura Ney Leprevost (PSD) e Rafael Greca (PMN).
Em votos válidos, Leprevost tem 53%, e Greca, 47%.
Pela margem de erro, de três pontos percentuais para mais ou menos, os dois estão tecnicamente empatados.
Em votos totais (considerando indecisos e brancos/nulos), Leprevost leva pequena vantagem em relação ao adversário: tem 44%, contra 39% de Greca. Mesmo com a margem de erro, está à frente do adversário.
O atual deputado estadual foi o azarão da disputa, e desbancou o atual prefeito Gustavo Fruet (PDT), que ficou fora do segundo turno. Greca terminou o primeiro turno em primeiro lugar, com 38%, contra 23% de Leprevost.
O candidato do PMN, que antes liderava a disputa, tem questionado a “falta de experiência” do adversário e feito ataques recorrentes. Na TV, associou Leprevost ao comunismo, a empresas de pedágio e o acusou até de destempero.
Do outro lado, o pessedista diz que Greca está “desesperado” e representa “a velha política”. Suas propagandas relembram a gafe de Greca, que disse ter vomitado com o cheiro de pobre, e tentam associá-lo ao confronto entre policiais e professores estaduais, durante protesto contra o governador Beto Richa (PSDB), que o apoia.
Este é o primeiro levantamento do Ibope em Curitiba neste segundo turno.
Foram ouvidas 805 pessoas, entre os dias 18 e 20 de outubro. A pesquisa foi registrada no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) sob o número PR-08766/2016.